México considera 'grave' Trump classificar imigrantes como 'animais'

Mesmo após a afirmação, o ministro mexicano garantiu que o país vizinho dos Estados Unidos prosseguirá com as negociações do Tratado de Livre Comércio da América do Norte

© DR

Mundo Luis Videgaray 17/05/18 POR Lusa

Nesta quinta-feira (17), o Governo do México definiu como "grave" a afirmação do Presidente dos Estados Unidos em classificar imigrantes mexicanos como "animais", considerando que o republicano proferiu palavras "absolutamente inaceitáveis", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros do México, Luis Videgaray, em uma entrevista à Rádio Fórmula.

PUB

Videgaray sustentou que a afirmação do Presidente norte-americano tem uma implicação "extraordinariamente perigosa" porque constitui um não reconhecimento dos direitos humanos.

"É incompreensível que se atente desta maneira contra o princípio fundamental do Estado de Direito", acrescentou, revelando que o México enviará hoje para o Departamento de Estado americano uma comunicação formal, através da sua embaixada em Washington, para expressar desacordo com as palavras de Trump.

Mesmo após a afirmação de Trump, o ministro mexicano garantiu que o país vizinho dos Estados Unidos prosseguirá com as negociações do Tratado de Livre Comércio da América do Norte "sem medo" e com "seriedade", defendendo os interesses do México e sem mudar de atitude.

+ Mulheres dizem 'Não' ao machismo em protesto no Chile

"Não é um jogo em que vamos cair", sublinhou, na entrevista radiofônica, em que reagiu à afirmação de Trump, que acusou o México de "nada fazer" para ajudar os Estados Unidos no fluxo de imigração ilegal na fronteira.

"Temos pessoas que entram no nosso país e que vocês não querem por serem maus. Não são pessoas, são animais, mas estamos a tirá-los do país num ritmo nunca antes visto", disse Trump, supostamente em referência a membros de grupos criminosos como o MS-13 (Mara Salvatrucha).

Na quarta (16), na Casa Branca, o Presidente dos Estados Unidos se encontrou com autoridades locais da Califórnia que se opõem às políticas de imigração naquele estado norte-americano e que aplaudiram os esforços da Administração Trump.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, assinou no ano passado, uma lei que impede a polícia de ajudar os agentes federais com a imigração.

Brown insiste que a legislação, que entrou em vigor em 1 de janeiro de 2018, não impede que as autoridades federais de imigração desenvolvam o seu trabalho, mas a administração Trump considerou as políticas inconstitucionais e perigosas e agiu para reverter a lei. Com informações da Lusa.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Fedya 26/04/24

Conheça o Fedya, o gato vesgo que conquistou a internet

Mundo Guerra 25/04/24

Brasil, EUA e outros 16 países fazem apelo conjunto por libertação de reféns em Gaza

Mundo Vaticano 26/04/24

Hospital britânico desiste de tratar bebê e Itália intervém para ajudar

Mundo Saúde 25/04/24

Vacinas salvaram aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, segundo OMS

Mundo Itália 26/04/24

Taxa diária para turista começa a ser cobrada em Veneza

Mundo Multimédia 26/04/24

Motoristas salvam idoso 'trancado' em carro pegando fogo, veja as imagens

Mundo Austrália 26/04/24

Mais de 26 baleias-piloto morrem encalhadas em praia na Austrália