Nasce 1º bebê em 12 anos em Noronha; mãe não sabia da gravidez

Por falta de estrutura em hospital local, não é autorizado nascimento de crianças na ilha

© Pixabay

Brasil de surpresa 19/05/18 POR Notícias Ao Minuto

Uma mulher de 22 anos deu à luz a uma menina em casa, em Fernando de Noronha, na madrugada deste sábado (19). O casal, que preferiu não se identificar, disse que não sabia da gravidez. Há 12 anos não havia um nascimento na ilha.

PUB

“Eu fiz exame e deu negativo. Eu não senti nada durante toda a gravidez. Na noite dessa sexta-feira (18) tive uma cólica, quando fui ao banheiro eu vi um negócio descendo por entre minhas pernas, aí foi na hora que o pai da criança chegou e pegou, era um bebê, uma menina. Eu fiquei paralisada, eu não sabia que estava grávida”, descreveu a mãe ao G1.

Segundo o pai, o nascimento da criança foi uma surpresa. “Eu ainda estou nervoso. Eu não sabia de nada, ela acordou a mãe dizendo que estava com uma dor. Nós ligamos para o Samu, não deu nem tempo da ambulância chegar. Eu puxei e fiz o parto, não cortei o cordão umbilical, eu acho que foi Deus”, contou ele.

O homem, que não tem carro, foi caminhando até o Hospital São Lucas com a filha nos braços. A mãe foi levada de ambulância.

+ Vereador atropela e mata criança de 3 anos em Tocantins

Esta é a segunda filha da mulher. O outro parto foi realizado num hospital no continente. Não é autorizado o nascimento de crianças na ilha. Segundo a Secretaria de Saúde, o hospital de Noronha não tem as condições necessárias para partos.

“Se eu soubesse que estava grávida não teria minha filha aqui. Eu teria feito o pré-natal e tomaria as vacinas. Ainda bem que foram feitos os exames e não deu nada. Eu não arriscaria a minha vida nem da milha filha”, afirmou a mãe.

A Administração de Fernando de Noronha emitiu uma nota sobre o caso:

“Neste sábado (19), a unidade hospitalar de Fernando de Noronha realizou atendimento a uma criança recém-nascida, trazida pelo seu pai, e sua genitora. A mãe, que deseja não ser identificada, entrou em trabalho de parto em sua residência, e após o genitor auxiliar no procedimento, o mesmo encaminhou a criança para a unidade hospitalar. A família informa não saber da existência da gravidez, assim como inexiste atendimento de pré-natal ou qualquer outra assistência semelhante nos registros das unidades de saúde em nome da família. A Superintendência de Saúde ressalta a importância de se fazer o pré-natal, para monitoramento e controle de índices glicêmicos, hipertensão, diabetes, anemia, doenças transmissíveis e etc, incluindo exames de imagem, como USG, que avalia as condições físicas da criança no útero. Todos os cuidados do pré-natal visam identificar qualquer complicação com antecedência, podendo assim serem tomadas medidas emergenciais para garantia da saúde, tanto da mãe como do bebê.”

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 11 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

mundo EUA Há 9 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

brasil Brasil Há 8 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

fama Bastidores da TV Há 8 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

tech Espaço Há 10 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

brasil CHUVA-RS Há 10 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

tech WhatsApp Há 9 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

fama MADONNA-RIO Há 10 Horas

Madonna passa som em Copacabana com Pabllo Vittar; veja as fotos

fama Brad Pitt Há 7 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon

justica Charqueada Há 8 Horas

Corpo de adolescente é encontrado em área de mata no interior de SP