Mesmo com crítica de santuário, petistas vão a Aparecida rezar por Lula

Militantes foram à basílica da padroeira do Brasil para pedir pela liberdade do ex-presidente e pela paz no país

© Felipe Kfouri / Divulgação

Política Romaria 21/05/18 POR Notícias Ao Minuto

Neste domingo (20), o Santuário de Nossa Senhora da Aparecida recebeu militantes do PT que, vestidos de vermelho, foram à basílica da padroeira do Brasil para pedir pela liberdade de Lula e pela paz no país.

PUB

Os romeiros se encontraram na basílica velha da cidade de Aparecida, onde fizeram um ato com gritos de ordem pela liberdade do ex-presidente e pelo restabelecimento da democracia. De lá, caminharam para o Santuário Nacional, em romaria.

Estiveram presentes lideranças como a secretária nacional de organização do PT, Gleide Andrade; o vereador Eduardo Suplicy; o presidente do PT de São Paulo, Luiz Marinho; o presidente do PT do Rio de Janeiro, Washington Quaquá, entre outros.

O encontro foi organizado pelo Movimento Mineiro de Fé e Política e pelo Fórum Político Inter-religioso. Gleide destacou que grupos dos mais distantes cantos de Minas Gerais compareceram. “Para pedir a ela que interceda ao bom Deus, para que nos ajude nessa mobilização, para Lula ser liberto. Para que Lula possa ser o nosso presidente e atender à vontade popular. Esse é o nosso pedido”, disse a secretária de organização do PT.

+ Ações contra Serra e Aécio devem seguir à 1ª instância em breve

A mineira Gilda Cardozo pegou quase 20 horas de ônibus de Teófilo Otoni para orar por Lula. “A gente veio fazer oração e pedir a soltura de Lula, porque se Deus quiser ele ainda vai ser nosso presidente. Com certeza vai ser”, afirmou.

Os romeiros por Lula e paz no Brasil ainda participaram da missa das 14 horas.

Quando a romaria foi convocada pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann, pela internet, no dia 2 de maio, a gerência do santuário chegou a se pronunciar afirmando que o local não era espaço para fazer política.

"O santuário é um espaço sagrado que acolhe todos os filhos e filhas de Nossa Senhora Aparecida, sem distinção. Da mesma forma, também é uma casa que se coloca contra toda e qualquer utilização do seu espaço para fins políticos ou ideológicos", dizia o comunicado. "Com base nos valores éticos e cristãos, o Santuário Nacional entende que o momento atual é propício de reflexão e protagonismo do cidadão ao que tange às escolhas eleitorais. Por isso, sob qualquer qualquer hipótese se posiciona ou se posicionará em favor de quaisquer líderes políticos, refutando toda e qualquer iniciativa que queira utilizar-se do Altar da Eucaristia para fins de promoção individual ou partidária", continuava o texto.

A nota terminava dizendo que, para a equipe eclesiástica do santuário, "nossa bandeira é o Brasil, nossa representante é Aparecida, nossa padroeira. Vamos rezar pelo Brasil. Nós temos essa obrigação!".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 11 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 18 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 18 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 18 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 19 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 18 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama MADONNA-RIO Há 12 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda