Relembre aplicativos polêmicos que foram banidos no país

Simsimi, Secret e Lulu estão entre os principais casos

Simsimi

O aplicativo foi removido das lojas de apps brasileiras por decisão dos próprios desenvolvedores, que perceberam a insatisfação dos usuários. “Isso foi inevitável porque o app Simsimi, ao menos nos últimos dias, teve um significativo impacto social negativo no Brasil”, disse a equipe.

A tecnologia artificial da plataforma, conduzida por um chatbot carismático, começou a fazer ameaças, dizer palavrões e gerar conversas de teor sexual. Segundo os desenvolvedores, o robô aprendia com as respostas dos próprios usuários. O maior probelma é que o app era popular entre o público infanto-juvenil.

© Reprodução / thenextweb

Secret

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo determinou que as lojas de aplicativo não oferecessem mais o Secret em agosto de 2014, que permitia que segredos dos usuários fossem compartilhados de forma anônima. O problema é que as pessoas começaram a publicar mentiras e conteúdos racistas e homofóbicos.

A Justiça voltou atrás e liberou aplicativo novamente em setembro do mesmo ano. No entanto, o aplicativo não durou muito mais. O criador, David Byttow, anunciou o fim do aplicativo em 2015, dizendo que o Secret não representava mais a visão que ele tinha quando a companhia começou.

© Divulgação

Sarahah

O app mensagens anônimas Sarahah foi removido da App Store brasileira pelo próprio desenvolvedor em janeiro deste ano. O aplicativo foi envolvido em polêmicas por acabar sendo usado para a prática de bullying.

© Divulgação

Lulu

Para quem não lembra, o Lulu foi um aplicativo bastante popular em 2013, em que mulheres avaliavam anonimamente amigos do Facebook, dando notas pelo desempenho sexual, atribuíam hashtags "engraçadinhas" e mais.

No ano seguinte, a 6ª Turma do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios que o aplicativo retirasse os dados e imagens de homens que não tenham consentido sua avaliação. Desde então, o aplicativo foi suspenso no Brasil.

© Divulgação

Rastreador de Namorados

Usuários podiam acompanhar os passos do dono do celular em que o aplicativo Rastreador de Namorados foi instalado. Além de saber a localização do aparelho, a namorada ou namorado tem acesso a informações sobre as ligações feitas e recebidas no smartphone da pessoa que estava sendo seguida.

O Rastreador de Namorados foi removido da Play Store em 2013, sob a justificativa de que as informações eram enviadas sem o consentimento dos donos do aparelho. 

© Reprod

Tech bloqueio 22/05/18 POR Notícias Ao Minuto


O Simsimi foi um dos aplicativos excluídos das lojas de apps brasileiras após passar por situações complicadas com a inteligência artificial da plataforma. "Aprendendo" com usuários, o chatbot passou a gerar conteúdos impróprios, como palavrões e frases de teor sexual. Mas este aplicativo não foi o primeiro a ter o acesso bloqueado no país.

PUB

O 'Techtudo' fez uma lista para você relembrar alguns aplicativos que também foram removidos das lojas de apps no Brasil. Confira os principais casos na galeria acima.

Leia também: Cuidado com os golpes nas plataformas para acordo de poupança

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 22 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 19 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 20 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 23 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

lifestyle Challenger deep Há 22 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

tech Ataque Há 1 Hora

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Titanic Há 5 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama Luto Há 4 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 2 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte