Entenda o movimento dos caminhoneiros, que faz 5º dia de paralisação

Categoria tem semi-paralisado o Brasil

© Marcelo Pinto/APlateia

Brasil Fique por Dentro 25/05/18 POR Folhapress

Os caminhoneiros mantêm os bloqueios parciais em rodovias federais pelo país nesta sexta-feira (25), mesmo após acordo entre o governo federal e alguns representantes da categoria.

PUB

Enquanto isso, a falta de combustíveis gerou filas em postos de gasolina em todo o país, e uma redução das frotas de ônibus nas cidades. Aeroportos também correm risco de desabastecimento.

+ Motoristas no PR atravessam fronteira para abastecer no Paraguai

Leia abaixo perguntas e respostas sobre o movimento.

- Qual o motivo da manifestação?

O motivo é o custo do diesel. Hoje, ele remonta a valores de 2008, quando o petróleo explodiu. A política de preços da Petrobras é repassar as flutuações nas cotações internacionais às refinarias, o que significa que a alta do dólar impactou o custo do frete, incomodando o setor de transporte.

- Como foi o acordo entre governo e manifestantes nesta quinta-feira (24)?

Oito entidades assinaram um acordo com o governo que deve custar R$ 5 bilhões aos cofres públicos. O acordo não significa que o movimento será interrompido, já que alguns representantes da categoria, como a Abcam (Associação Brasileira dos Caminhoneiros), não subscreveram o documento do governo, e quem está na rua não necessariamente se sentiu representado.

- Quem são os caminhoneiros bloqueando as estradas?

Quem protesta e faz bloqueios são caminhoneiros autônomos, que representam cerca de 40% da categoria. As transportadoras (donas dos veículos fretados, em oposição aos autônomos) não aderiram oficialmente ao movimento, mas deixaram de fazer entregas, alegando preocupações com segurança.

- O que o governo e a Petrobras já cederam?

Na quarta (23), a Petrobras anunciou que reduziria o preço do diesel para as refinarias em 10%, por um prazo de 15 dias. Com o acordo desta quinta (24), o governo se comprometeu a garantir descontos de 10% por um total de 30 dias, bancados pelo Tesouro Nacional.

Os reajustes nos preços dos combustíveis também deixarão de ser diários e passarão a ser mensais, com eventuais impactos econômicos causados pelo não reajuste subsidiados pela União, e não pela estatal.

- Há empresas apoiando o movimento?

Muitos caminhoneiros se organizam de forma autônoma, via grupos de WhatsApp, mas o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse que a área de inteligência do governo identificou indícios de participação do setor empresarial, que, se comprovada, vai exigir ação da Polícia Federal.

- O que pensam os manifestantes?

Os caminhoneiros se queixam do preço do diesel, do pedágio, da condição das estradas, dos custos para a sua atividade, como o IPVA.

- Por que o envolvimento de empresas seria problemático?

Enquanto o direito de greve é legítimo, garantido por lei, o locaute (pressão exercida por empresários para negociar com trabalhadores ou com o governo) é ilícito e pode ser considerado crime.

Por isso, a suposta adesão das transportadoras, anunciada por José da Fonseca Lopes, presidente da Abcam, é controversa e motivaria investigação do governo.

Quais entidades concordaram em parar com as manifestações? A trégua foi assinada pela Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Confederação Nacional do Transporte (CNT), Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas em Geral do Estado de São Paulo (Fetrabens) e outros sindicatos. Abcam e União Nacional dos Caminhoneiros não cederam.

- Os que não pararam agora vão parar quando?

A Abcam (Associação Brasileira dos Caminhoneiros) afirmou que só irá interromper a paralisação quando a isenção de impostos federais (PIS/Cofins e Cide) sobre o diesel estiver publicada no Diário Oficial, ou seja, quando virar lei.

Nesta sexta-feira, muitos motoristas afirmaram apenas que não acharam que o governo cedeu o suficiente, mas não especificaram qual a demanda que falta ser atendida. Com informações da Folhapress.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 23 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 20 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 20 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

tech Ataque Há 2 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Luto Há 5 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 3 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 5 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Challenger deep Há 22 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

fama Casais famosos Há 15 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)