Congressistas cobram mudança na política de preços da Petrobras

Desde junho do ano passado, a estatal anunciou que os reajustes dos combustíveis passariam a ser diários

© REUTERS/Sergio Moraes

Economia impasse 26/05/18 POR Folhapress

Integrantes da cúpula do Congresso Nacional cobraram nesta sexta-feira (25) mudança na política da Petrobras para os preços dos combustíveis, movimento que se soma à pressão, por parte de alguns parlamentares, pela saída do presidente da estatal, Pedro Parente.

PUB

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), que é do partido de Temer, defendeu a abertura da planilha de valores da estatal.

"Cabe ao Executivo mudar a política de preços da Petrobras. No meu entendimento, ela está equivocada", afirmou Eunício. Ele disse que o Congresso irá promover uma comissão geral na próxima terça-feira (29) para discutir a crise dos combustíveis.

Desde junho de 2017 a estatal anunciou que os reajustes dos combustíveis passariam a ser diários. Os preços são influenciados pelo valor internacional do barril de petróleo e pela cotação do dólar.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), que também é aliado do governo, afirmou que a política de preços precisa passar por ajuste para evitar aumentos diários e sucessivos em períodos de alta acentuada do petróleo.

"Isso está errado, a Petrobras pode mudar. Não significa interferência no preço dela. Ela não deveria todo dia transferir o preço do aumento do câmbio, da desvalorização do câmbio pro preço. É uma questão de organização da política da Petrobras, não é uma interferência na política da Petrobras, são coisas diferentes", disse. 

+ Pedro Parente não pretende pedir demissão do cargo, diz Petrobras

Para o deputado, o governo deveria compensar o aumento do preço do petróleo reduzindo impostos regulatórios, como Cide e PIS/Cofins.

No acordo assinado na quinta (24) com movimentos de caminhoneiros para buscar o fim da greve, o governo deixou claro que os termos do compromisso não afetariam a política de preços e a autonomia da Petrobras.

Maia afirmou não defender a saída de Parente."Confio nele, não acho que ele é o problema. Acho que ele acredita, e quando a gente acredita as vezes a gente pode errar, mas acho que ele tem muito bom senso de entender que pode ser construída uma regra em que a Petrobras não saia prejudicada, mas que a sociedade não tenha essa instabilidade permanente."

Congressistas têm defendido a demissão do presidente da estatal -incluindo governistas como o senador tucano Cassio Cunha Lima (PSDB-PB).

O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) faz coro com o tucano. Para ele, Parente tem uma visão estritamente empresarial e ignora o cenário econômico e social.

"Se você acha que é dono da verdade e não tem conversa, não tem condições de continuar [no cargo]. Acho que se ele não se sente confortável em mudar a prática, ele mesmo deveria sair", disse.

Líder do PSDB no Senado, Paulo Bauer (SC) não concorda com o desligamento de Parente, mas ressalta que ouviu muitas reclamações de empresas sobre a política da estatal.

"Estabelecer uma média para corrigir por mês, ou trimestralmente, é o que pleiteiam as empresas transportadoras por uma questão de segurança jurídica", disse.

O deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) criticou Cunha Lima, afirmando que sua declaração foi irresponsável. "Parente está fazendo um trabalho excepcional de recuperação da empresa", afirmou ele, segundo quem as legítimas reivindicações de caminhoneiros estão misturadas a "interesses empresariais, especulação comercial, oportunismos políticos de setores radicais à direita e à esquerda, equívocos governamentais e inércia do Congresso". Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 8 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 12 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

mundo Miami Há 16 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 16 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 11 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 16 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 9 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

fama Rio de Janeiro Há 17 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

brasil CHUVA-RS Há 10 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'