Conheça os 12 astronautas que pisaram na Lua

Primeiro pouso no satélite natural ocorreu em 1969

© NASA

1 - Neil Armstrong - Apollo 11

Neil Armstrong, nascido em Ohio (EUA), entrou para a história em 20 de julho de 1969 como o primeiro homem a deixar uma pegada na Lua. "Este é um pequeno passo para um homem, mas um salto gigante para a humanidade", disse o astronauta após a caminhada histórica. Armstrong morreu em 2012, aos 82 anos.

© Reprodução / NASA

2 - Edwin "Buzz" Aldrin - Apollo 11

O astronauta Buzz Aldrin, de Nova Jersey (EUA), também fez parte da Apollo 11. Ele desceu do Módulo Lunar logo após Armstrong. Hoje, Aldrin está com 88 anos.

© Reprodução / NASA

3 - Charles "Pete" Conrad - Apollo 12

Nascido na Filadélfia (EUA), Charles "Pete" Conrad fez sua caminhada na Lua em novembro de 1969. O astronauta morreu em 1999, vítima de um acidente de moto aos 69 anos.

© Reprodução / NASA

4 - Alan Bean - Apollo 12

Alan Bean nasceu em Wheeler, no Texas, e foi o quarto homem a pisar no satélite natural. Ele também comandou a missão Skylab 3, em 1973, quando passou 59 dias a bordo da Estação Espacial americana. Bean morreu neste sábado (27), aos 86 anos. 

© Reuters

5 - Alan Shepard - Apollo 14

Alan B. Shepard, Jr. nasceu em East Derry (EUA), em 1923 e entrou para a Nasa como piloto de testes em 1959. Ele participou da missão Apollo 14, que pousou na Lua em 5 de fevereiro de 1971. Shepard morreu aos 74 anos, em 1998, vítima de leucemia.

© Reprodução / NASA

6 - Edgar Mitchell - Apollo 14

O sexto homem a pisar na Lua, Edgar Mitchell,  é do Texas (EUA). O astronauta foi o piloto do módulo lunar da Apollo 14. Ele nunca fugiu de polêmicas, chegando a assumir que acreditava em Ovnis. Mitchell morreu em fevereiro do ano passado, aos 85 anos. 

© Reprodução / NASA

7 - David Randolph Scott - Apollo 15

O astronauta David Randolph Scott é de San Antonio (EUA). Ele foi o primeiro da Apollo 15 a caminhar na superfície da Lua, em agosto de 1971. Ele e o companheiro de missão, James Irwin, foram os primeiros a dirigir o Lunar Rover, o veículo lunar. Scott tem 85 anos.

© Reprodução / NASA

8 - James Irwin - Apollo 15

Nascido em Pittsburg (EUA), James Irwin foi o oitavo homem a pisar na Lua. A Apollo 15 foi sua única missão no Espaço. Em 1972, o astronauta deixou a Nasa e fundou a organização cristã "High Fligth Foundation". Irwin morreu em 1991.

© Reprodução / NASA

9 - John Watts Young - Apollo 16

John Watts Young, de San Francisco, na Califórnia (EUA), foi o nono astronauta a caminhar na Lua. A aterrissagem da missão Apollo 16 na superfície lunar ocorreu em 20 de abril de 1972. Young teve uma carreira memorável na NASA, tendo participado de seis caminhadas espaciais, além do pouso na Lua. O astronauta morreu em janeiro deste ano, aos 87 anos, em consequência de complicações decorrentes de uma pneumonia.

© Reprodução / NASA

10 - Charles Duke - Apollo 16

Charles Duke, nascido em Charlotte (EUA), ficou marcado por ser o homem mais jovem a andar na Lua, aos 36 anos. Ele se aposentou da NASA em 1975 para abrir um empresa privada. Duke tem 82 anos.

© Reprodução / NASA

11 - Eugene Cernan - Apollo 17

Eugene Andrew Cernan nasceu em Chicago em 1934 e foi comandante da missão Apollo 17 - a última a pousar na Lua. Em dezembro de 1972, o módulo ficou 22 horas na superfície da Lua. Com o Lunar Rover, o astronauta e seu parceiro Harrison Schimitt recolheram 35 kg de material para análise em Terra.

© Reprodução / NASA

12 - Harrison Schimitt - Apollo 17

Nascido em Santa Rita (EUA), Harrison "Jack" Schmitt foi o último homem a pisar na Lua. Geólogo, ele foi o primeiro astronauta inicialmente treinado para ser cientista a andar na superfície do satélite. Harrison embarcou na carreira política em 1975 e chegou a ser senador dos Estados Unidos. Ele tem 82 anos. 

© Reprodução / NASA

Tech Memória 28/05/18 POR Notícias Ao Minuto


O quarto homem a pisar na Lua, Alan Bean, morreu aos 86 anos neste sábado (26). O astronauta fez parte da Apollo 12, a segunda das missões espaciais da NASA que transformou em realidade um dos sonhos mais antigos da humanidade: a chegada ao satélite natural.

PUB

A missão em que Bean participou sucedeu a Apollo 11, lançada em 1969. No dia 20 de julho daquele ano, os astronautas Neil Armstrong e Edwin 'Buzz' Aldrin entraram para história como os primeiros homens a pisarem na lua.

Desde então, 12 astronautas deixaram sua marca no satélite. Conheça cada um deles na galera acima.

Leia também: As selfies mais incríveis tiradas no espaço

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 19 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 20 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 21 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 22 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 21 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 21 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 16 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 19 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 15 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 19 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula