Cabelo e gravidez: saiba o que se pode fazer nesta fase

Durante a gestação, o cabelo tende a ficar mais bonito e sedoso, o que não quer dizer que você pode sair aplicando qualquer tipo de química neles

© Marcelo Matarazzo / Unsplash

Lifestyle cuidados 29/05/18 POR Notícias Ao Minuto

A gestação é um período de mudanças e surpresas que ocorrem no corpo todo, interna e externamente. Estas alterações ocorrem inclusive nos cabelos, que passam a ficar mais bonitos, cheios e sedosos. Segundo a dermatologista Dra. Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, isso ocorre devido ao modo como a gravidez afeta os hormônios femininos e o ciclo de desenvolvimento do cabelo.

PUB

“Durante os nove meses de gestação, o estrogênio e a progesterona aumentam na circulação sanguínea e afetam os folículos capilares, causando a diminuição da oleosidade e da queda e promovendo fios mais sadios e bonitos. Além disso, devido ao aumento dos níveis de estrogênio nesse período, os fios permanecem em sua fase anágena, ou seja, em fase de crescimento, tornando o cabelo mais espesso e volumoso.”

+ 5 dicas essenciais para o convívio na vida a dois

Mas, por causa da revolução provocada pelos hormônios no corpo da mulher grávida, é preciso tomar alguns cuidados com os cabelos durante estes nove meses da gestação. Por exemplo, apesar de não existirem estudos que comprovem a total segurança ou risco de tingir o cabelo na gravidez, a tintura deve ser evitada durante todo o primeiro trimestre.

“Caso você pretenda realizar a mudança de cor das madeixas, deixe para fazer a partir do segundo semestre e evite colorações com amônia, pois esta substância pode causar riscos ao bebê como malformação. O recomendado então é que você utilize tonalizantes aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e evite o contato da tintura com a raiz dos cabelos”, completa a médica.

Além da amônia, outras substâncias como o benzeno, o formol e metais pesados, como chumbo, alumínio e cobre, muito comuns em alisamentos e permanentes tradicionais, também devem ser evitadas.

“Os métodos que mudam a estrutura da fibra capilar necessitam de agentes químicos agressivos, como o formol, que são teratogênicos, ou seja, podem gerar defeitos no feto, além de serem tóxicos e até cancerígenos”, alerta a especialista. “Então, como alternativa ao alisamento, você pode optar pelo uso da chapinha e secador, já que os métodos físicos não representam riscos a gestante e ao bebê.”

E, segundo a especialista, o ideal é que os produtos sejam evitados mesmo depois da gestação, pelo menos até o fim da amamentação, pois, apesar de não haver estudo que comprove a passagem dessas substâncias para o leite materno, existe a chance de elas provocarem manifestações alérgicas como irritação, coceira, vermelhidão e até reações anafiláticas.

“Porém, devido à falta de provas conclusivas sobre os males dessas substâncias na gestação, o mais importante é que você consulte um médico antes de fazer qualquer tipo de procedimento. Apenas ele poderá avaliar seu caso e apontar qual a alternativa mais segura a ser realizada”, finaliza a Dra. Thais Pepe.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Aciente Rondônia Há 21 Horas

Cantora Ana Paula Vieira e vereador Marcelo Stocco morrem em acidente

fama Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Juliana Didone pede desculpas por vídeo sobre chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Mãe que perdeu uma das gêmeas nas enchentes: "Esse vazio será eterno"

fama NADJA-HADDAD Há 23 Horas

Nadja Haddad perde um dos gêmeos e desabafa:‘Parte de mim morreu'

mundo Vulcão Há 19 Horas

Trovoada e erupção vulcânica ocorrem simultaneamente na Guatemala; veja

fama Kim Kardashian Há 20 Horas

Kim Kardashian mostra luxuosa festa de aniversário do filho

fama Rafa Kalimann Há 23 Horas

Rafa Kalimann revela que sofreu aborto: "Um luto muito grande"

mundo Viral Há 22 Horas

Convidada adiciona criança a lista de casamento e deixa noiva furiosa

politica Eleições Há 21 Horas

Eleições 2026: Lula tem 47%, Bolsonaro 39%, Michelle 33% e Haddad 32%, aponta Genial/Quaest

mundo Austrália Há 22 Horas

Piloto pousa avião sem trem de pouso em Newcastle, na Austrália; veja