Pela 1ª vez, Colômbia terá vice-presidente mulher

Martha Lucía Ramírez e Angela María Robledo disputam o cargo

© Jaime Saldarriaga/Reuters

Mundo histórico 30/05/18 POR Ansa

Pela primeira vez na história, a Colômbia terá uma vice-presidente mulher, independentemente do candidato vitorioso no segundo turno das eleições, que ocorrerá em 17 de junho.

PUB

A disputa está entre Iván Duque, do partido conservador Centro Democrático, e o ex-guerrilheiro de esquerda Gustavo Petro, do Movimento Colômbia Humana.

Cachorra dá à luz oito filhotes em terminal de aeroporto nos EUA

Martha Lucía Ramírez, vice de Duque, e Angela María Robledo, de Petro, aspiram ocupar um cargo criado pela Constituição de 1991 e que até agora é um privilégio masculino.

Tanto Ramírez como Robledo são profissionais com grandes objetivos e carreiras políticas de destaque, mas distantes em temas como família, assuntos de gênero e visões sobre o país que almejam.

A candidata conservadora à Vice-Presidência é uma advogada especializada em temas comerciais e financeiros que se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo de ministra da Defesa, durante o primeiro mandato do ex-presidente Álvaro Uribe (2002-2006).

Antes, havia exercido o cargo de ministra do Comério Exterior (1998-2002) durante todo o mandato de Andrés Pastrana. Ramírez foi senadora entre 2006 e 2009, pelo Partido Social de Unidade Nacional, coalizão formada por políticos ligados a Uribe e que levaram Juan Manuel Santos à Presidência.

Desde então, participou de duas consultas internas para ser candidata presidencial, primeiramente pelo Partido Conservador e depois pelo Centro Democrático, onde foi derrotada por Duque, que a designou como sua vice.

Tanto pelo seu trabalho político como profissional, Ramírez é próxima aos grandes empresários do país e aos seus interesses.

Já Robledo é uma psicóloga com mestrado em política social, o que a levou ao cargo de reitora da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Xaveriana e presidente da Associação Colombiana das Faculdades de Psicologia.

Ela ingressou na política e na administração pública para ajudar o então prefeito de Bogotá, Antanas Mockus, de quem foi diretora do Departamento de Bem-Estar Social (2001-2003).

Chegou à Câmara dos Deputados pelo Partido Verde (de centro), onde esteve durante dois períodos (2010-2014 e 2014-2018), e foi eleita "melhor congressista" do país em duas ocasiões.

Seu trabalho legislativo foi direcionado à luta em favor das crianças e das mulheres - ela é coautora da lei que combate a impunidade em casos de violência sexual em conflitos armados.

Além disso, defende a norma que permite o aborto em casos excepcionais.

Em seu programa de governo, Petro e Robledo planejam efetivar a igualdade de gênero no trabalho, ampliar a licença maternidade para 24 semanas e defender os direitos femininos. Já a proposta de Duque e Ramírez visa endurecer as penas contra homens agressores e assassinos de mulheres, além de potencializar o papel feminino no mercado de trabalho.

Contudo, o programa político do partido conservador não contempla a defesa dos direitos sexuais femininos, dando ênfase a temas de família e moralidade. (ANSA)

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Inmet emite alertas de grande perigo para RS e regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

mundo Bioparc Há 12 mins

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

mundo Guerra Há 23 Horas

Ucrânia detém agentes russos que preparavam assassinato de Zelensky

esporte França 07/05/24

Kylian Mbappé aceita desafio e promete correr contra Usain Bolt

mundo Miss Há 21 Horas

Adolescente americana com Down faz história ao ganhar concurso de miss

fama Cláudia Raia Há 19 Horas

Cláudia Raia mostra imagens encantadoras do marido e do filho: "Amo"

mundo Israel/Palestina Há 23 Horas

Israel assume controle da fronteira entre Gaza e Egito em Rafah

fama Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Irmão rebate críticas sobre rifa de violão de Marília Mendonça

fama CHUVA-RS Há 21 Horas

Cintia Dicker se emociona com viagem de Pedro Scooby para Rio Grande do Sul

justica Minas Gerais Há 20 Horas

Enteada denuncia padrasto em carta e homem é preso em Patos de Minas