Parada LGBTQ é neste domingo; tudo o que você precisa saber

Evento anual teve sua primeira edição em 1997

© REUTERS

Brasil São Paulo 02/06/18 POR Folhapress

A Parada LGBTQ acontece neste domingo, 3 de junho, em São Paulo. O evento anual teve sua primeira edição em 1997 e reuniu artistas em shows e apresentações na Av. Paulista para celebrar a diversidade. Este ano, Anitta será um dos destaques da Parada, que terá cerca de 18 carros alegóricos. 

PUB

Outras atrações confirmadas pela prefeitura de São Paulo são: Pabllo Vittar, Preta Gil, Glória Groove, Mulher Pepita, Lia Clark e April Carrion.

+ Tubarão é visto na praia da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro

A apresentação da festa será conduzida pela drag queen Tchaka, que apresenta a Parada Gay pelo quarto ano consecutivo.Segundo os organizadores da celebração, a ideia é ampliar, em ano de pleito eleitoral, a conscientização da população para a defesa dos direitos da comunidade LGBTQ conquistados até o momento.

Para ser mais inclusiva, a festa terá uma comitiva de deficientes físicos, intérpretes em libras e um balé formado por cadeirantes.

Este ano, a Parada LGBTQ também será transmitida ao vivo no Youtube, em uma live comandada pela dragqueen Lorelay Fox, além dos integrantes do Canal das Bee e Diva Depressão. A transmissão também contará com a participação de influenciadores digitais. Saiba  quais são as perguntas mais buscadas no Google sobre o evento nos últimos 12 meses:

1 - O que significa orgulho LGBT?

LGBT é a sigla de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis, Transexuais e Transgêneros.

O "Q", que aparece ao final algumas vezes, diz respeito ao termo "Queer", termo utilizado para designar pessoas que não seguem o modelo binário de gênero (ou seja, não se identificam como homem ou mulher).

O Orgulho LGBT é o conceito que defende que pessoas que não se sintam representadas pelos padrões heteronormativos devem se orgulhar da sua orientação sexual e sua identidade de gênero. O movimento também acredita que a diversidade é uma dádiva e a orientação sexual não pode ser mudada ou curada.  

2 - Quando é o dia do orgulho LGBT?

O dia do orgulho LGBTQ é celebrado mundialmente no dia 28 de junho.  

3 - Como surgiu o dia do orgulho LGBT?

A data surgiu em homenagem a um incidente que aconteceu em Nova York, em 1969. Naquele dia, gays, lésbicas e transexuais que frequentavam o bar Stonewall Inn, enfrentaram a polícia local contra uma série de batidas policiais que aconteciam no bar com frequência. O levante contra a perseguição policial aos LGBTQ durou mais duas noites e passou a ser lembrado anualmente como o dia do Orgulho LGBTQ. 

4 - O que significa a palavra sexista?

Sexismo é um termo utilizado para se referir a diferentes tipos de discriminação de gênero e é mais comumente utilizado para a misoginia (ódio ou aversão à mulheres). Uma pessoa machista, por exemplo, é uma pessoa sexista porque discrimina mulheres. A homofobia, preconceito com gays, lésbicas, bisexuais e transexuais, pode ser considerada um tipo de sexismo. 

5 - Por que a bandeira colorida é o simbolo do LGBT?A bandeira LGBT foi criada pelo designer Gilbert Baker, em 1978, para o Dia de Liberdade Gay de San Francisco, na Califórnia (EUA).

Originalmente, fora pintada com oito cores (rosa, raranja, amarelo,  verde, turquesa, anil e violeta). Segundo o site português da comunidade LGBT, a bandeira hoje contém seis cores e cada uma delas tem um significado, sendo elas: roxo significa o espírito, o desejo de vontade e a força, azul significa as artes e o amor pelo artístico, verde simboliza a natureza e o amor pela mesma, amarelo simboliza o sol, a luz e a claridade da vida, laranja simboliza a cura e o poder, vermelho que significa o fogo, a vivacidade. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 10 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 12 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 12 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 13 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 13 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 13 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 8 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 11 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 7 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico