Bem-estar: tendências populares que podem não ser tão saudáveis

Muitas desses hábitos do mundo fitness podem não ser tão eficientes para saúde

Bem-estar: tendências populares que podem não ser tão saudáveis!

Cada vez mais, as pessoas estão cientes dos benefícios de se levar um estilo de vida saudável. Mas você já reparou que estamos sendo, constantemente, expostos às novas tendências de saúde? Como saber quais desses modismos são realmente eficazes e quais hábitos populares do mundo fitness podem não ser tão vantajosos ao bem-estar?Na galeria a seguir, veja mitos e verdades dessas tendências tão divulgadas!

© iStock

Produtos com gordura zero

A maioria das pessoas pensa que uma dieta baixa ou zero em gordura é o segredo para perder peso. No entanto, gorduras saudáveis (como as presentes em nozes e abacate) não só podem como devem constituir 20 a 35% de sua ingestão calórica diária.

© Shutterstock

Produtos com gordura zero

Uma dieta com baixo teor de gordura pode causar problemas de saúde, incluindo deficiências nutricionais, fadiga e problemas de pele. Além disso, para compensar o déficit de gordura em um produto, os fabricantes tendem a adicionar mais açúcar e aditivos alimentares.

© iStock

Sucos detox

Essas bebidas têm despontado em popularidade nos últimos dois anos, pois prometem ajudar a desintoxicar o sistema digestivo e promover uma sensação geral de bem-estar.

© iStock

Sucos detox

De qualquer maneira, o corpo tem suas próprias maneiras de se livrar de toxinas, e muitos produtos encontrados nesses sucos carecem em proteínas e outros nutrientes essenciais. Efeitos colaterais do efeito detox podem incluir excesso de gases, inchaço, diarreia e função imunológica fraca, de acordo com relatório publicado pelo Harvard Medical School.

© iStock

Contar calorias

Para muita gente, fazer dieta significa, geralmente, contar calorias e reduzir a ingestão de calorias. Mas esse processo de perda de peso precisa ser considerado com cuidado, pois o corpo pode reagir negativamente.

© iStock

Contar calorias

Adotando uma dieta extrema, com nível muito baixo de calorias, pode forçar o corpo a entrar no "modo de fome" e retardar o metabolismo. Isso pode levar a sintomas como deficiências nutricionais, compulsão alimentar, alterações de humor e aumento do estresse.

© iStock

Suplementos de vitaminas e minerais

Muitas pessoas que sofrem de deficiências nutricionais têm que tomar suplementos (principalmente, os veganos que consomem suplementos de vitamina B12).

© iStock

Suplementos de vitaminas e minerais

No entanto, esses tipos de suplementos  não devem ser vistos como substitutos do valor nutricional encontrado nos alimentos. Além disso, o corpo luta para processar grandes doses de nutrientes, que podem acabar se tornando tóxicos, causando problemas como vômitos, diarreia e visão turva.

© iStock

Suar no plástico

Alguns métodos, já vistos como "milagrosos", podem ter mais contras que prós para o processo de emagrecimento. Um exemplo é envolver a barriga com plástico filme, durante o treino, para suar muito.

© iStock

Suar no plástico

O problema é que recursos como esse  permitem você eliminar grandes quantidades de líquido, mas não de gordura. O excesso de perda de líquidos pode levar à fraqueza e tontura. Deixe as soluções rápidas de lado e lembre-se de manter-se hidratado em todos os momentos.

© iStock

Dieta sem carboidratos

Esse tipo de regime costuma ser anunciado como a melhor maneira de perder peso. Livrar-se de carboidratos de baixo teor nutritivo é sempre uma boa ideia, mas reduzir carboidratos de maneira geral da sua dieta não é saudável, muito menos recomendado.

© iStock

Dieta sem carboidratos

Os carboidratos refinados podem ser facilmente substituídos por alimentos ricos em fibras e integrais que o manterão saciado por mais tempo e otimizarão as funções do cérebro e do corpo. Opte por carboidratos complexos, como batata-doce, frutas vermelhas, feijões e farinha de aveia.

© iStock

Dieta de alimentos crus

Dietas baseadas em apenas ingredientes crus, como frutas e legumes frescos, podem ser extremamente saudáveis. Mas uma dieta como esta também pode deixar a desejar em nutrientes importantes. E vale a pena notar que alguns nutrientes são mais facilmente absorvidos quando cozidos, como o beta-caroteno das cenouras.

© iStock

Dieta de alimentos crus

Aqueles que seguem uma dieta de alimentos crus acabam consumindo muito mais gordura (de abacate e nozes, por exemplo), mas menos proteína. É uma dieta que, muitas vezes, carece de cálcio e vitaminas B12 e D, que são essenciais para manter os níveis de energia e ossos saudáveis.

© iStock

Proteínas excessivas

Muitas pessoas optaram por seguir uma dieta rica em proteínas. Proteína fornece aminoácidos essenciais que são importantes para a saúde óssea e crescimento muscular. Mas há um limite para o quanto devemos consumir desse tipo de nutriente?

© iStock

Proteínas excessivas

O consumo exagerado de proteína tem sido associado ao ganho de peso, desidratação, constipação e problemas cardiovasculares, de acordo com Popsugar. Portanto, certifique-se de saber qual deve ser sua ingestão diária de proteína.

© iStock

Alimentação sem glúten

O glúten é uma proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio. Dietas sem glúten são essenciais para pessoas que sofrem de doença celíaca, que é uma enfermidade autoimune, pois o glúten desencadeia uma reação no intestino delgado.

© iStock

Alimentação sem glúten

Os produtos sem glúten têm sido promovidos como super saudáveis e úteis para aqueles que estão em um programa de perda de peso. O problema é que os alimentos sem glúten são, muitas vezes, cheios de ingredientes processados como farinha de arroz branco, e carecem de certos nutrientes necessários à saúde.

© iStock

Crossfit

A modalidade é uma das mais populares da atualidade. Embora uma sessão supervisionada por um profissional possa ser incrivelmente benéfica, a velocidade e a intensidade são geralmente priorizadas em relação à técnica.

© iStock

Crossfit

Como o Crossfit é uma atividade de grupo, as necessidades individuais específicas tendem a ser negligenciadas, e uma lesão pode vir a ocorrer. Além disso, de acordo com o HuffPost, a modalidade está associada à rabdomiólise - uma condição derivada da quebra das células musculares.

© iStock

Remédios naturais

Nós tendemos a acreditar que remédios naturais ou feitos à base de ervas são sinônimos de um estilo de vida saudável.

© iStock

Remédios naturais

Não só há poucas evidências científicas dos benefícios dos remédios naturais como alguns deles podem ter efeitos colaterais prejudiciais. Antes de optar por qualquer tipo de medicamento, é sempre aconselhável ir antes ao médico.

© iStock

Dias de trapaça

Se você segue uma dieta saudável e equilibrada, um dia de folga do regime, em que se pode se dar ao luxo de alguns mimos, é permitido. O problema é ser adepto de uma dieta rigorosa e um dia para enfiar o pé na jaca.

© iStock

Dias de trapaça

O principal problema com os dias de trapaça ou a opção por uma grande refeição é que você acaba exagerando na dose, como se quisesse compensar tudo o que restringiu seu corpo durante a semana.

© iStock

Bebidas esportivas

Isotônicos como o Gatorade ajudam a manter um plano de treino pesado, mas você está ciente dos efeitos colaterais que o consumo de bebidas energéticas pode causar?

© iStock

Bebidas esportivas

Além do fato de essas bebidas serem carregadas de açúcar, seu consumo também está ligado ao aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, como mostrou um estudo de Berkeley.

© iStock

Chás detox

Tomas chás do gênero tornou-se tendência popular por, supostamente, trazer benefícios para a saúde, incluindo a promessa de enxugar a barriga e de turbinar o funcionamento do sistema digestivo.

© iStock

Chás detox

No entanto, alguns desses chás têm sido associados a alguns efeitos colaterais, como a constipação, uma vez que o ingrediente laxantivo dessas bebidas pode desencadear um efeito adverso no sistema digestivo.

© iStock

Lifestyle Saúde 06/06/18 POR Notícias Ao Minuto


Nos últimos anos, muitas novas tendências de saúde surgiram. Por exemplo, a variedade de produtos sem glúten disponíveis aumentou consideravelmente e muita gente parece obcecada (e preocupada) em incluir proteínas suficientes em sua dieta alimentar (a ponto também de exagerar na dose).

PUB

+ Incrível time-lapse de aurora austral na Tasmânia

Embora esses hábitos sejam anunciados como ótimos para a saúde, alguns deles podem ter detalhes prejudiciais para o bem-estar.Na galeria a seguir, conheça essas tendências que podem não ser tão saudáveis assim.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Signos Há 23 Horas

Os signos que superam os problemas com muita facilidade. Está na lista?

Lifestyle Coração Há 22 Horas

Sintomas que nem sempre são associados a problemas cardiovasculares

Lifestyle Saúde Oral Há 17 Horas

Hábitos simples que ajudam a combater o mau hálito

Lifestyle Signos Há 13 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

Lifestyle Saúde Há 21 Horas

Meningite: neurologista responde às principais dúvidas sobre o tema

Lifestyle Cabelos Há 15 Horas

O que os cabeleireiros gostariam que você soubesse!

Lifestyle Relacionamentos Há 19 Horas

É assim que se supera uma separação, segundo especialistas amorosos

Lifestyle Estudo Há 6 Horas

Síndrome rara que causa baixa estatura pode prolongar os anos de vida