Jovens também são alvos de problemas cardiovasculares

Conheça os fatores de risco mais comuns

© iStock

Lifestyle fatores de risco 05/06/18 POR Notícias Ao Minuto

O Ministério da Saúde estima que mais de 30% das mortes no Brasil são causadas por doenças cardiovasculares e, por isso, são consideradas as principais causas de mortalidade da população brasileira. Apesar dos problemas serem mais comuns a partir dos 50 anos, engana-se quem pensa que os jovens não devem se preocupar com a saúde do coração.

PUB

Entre os principais fatores de risco de problemas cardíacos está o tabagismo, hipertensão e colesterol, sendo que esses causadores de doenças do coração são facilmente identificados na população brasileira mais precoce. “O adolescente tem tendência ao tabagismo e alcoolismo. Assim, as chances de desenvolver hipertensão e obesidade aumentam”, explica Marcelo Botelho, cardiologista do Hospital do Coração do Brasil (HCBr).

+ Saiba o que está liberado para manter a beleza dos cabelos na gravidez

Além disso, o estresse é outro elemento que pesa quando se fala do coração. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, trata-se do 4º maior fator de risco para infarto, perdendo apenas para o colesterol alto, cigarro e hipertensão. “No mundo moderno, existe uma pressão por resultado e um estresse intenso pode desencadear doenças cardiovasculares, como um infarto ou derrame.” Além disso, o fator contribui bastante para o surgimento de doenças do sistema nervoso e distúrbios do sono.

A atenção deve ser redobrada para quem tem histórico familiar de problemas cardiovasculares, pois o componente genético é de grande relevância. “A pessoa que tem na família registro de infartos, deve começar a realizar exames preventivos desde cedo, por volta dos 25 anos”, completa o médico.

Diante deste panorama, é essencial começar a prevenir as causas e manter os cuidados com a saúde em dia. Algumas medidas podem ser tomadas diariamente, sem muito esforço, para que a longo prazo o coração responda de forma saudável. Confira:

• Se exercite: As atividades físicas ajudam a evitar o sobrepeso e ainda regulam os níveis de açúcar no sangue.

• Abandone maus hábitos: O cigarro, por exemplo, é um dos fatores ponderantes para problemas cardíacos em pessoas abaixo dos 40 anos. O mesmo vale para cigarro eletrônico, narguilé e álcool.

• Alimentação equilibrada: O consumo de açúcar, sal e gorduras em excesso são prejudiciais ao coração. O ideal é apostar em uma dieta rica em frutas, verduras, carnes magras e carboidratos de qualidade.

• Combata o estresse: O estresse promove a liberação de hormônios que influenciam nos índices de colesterol, pressão arterial e glicose no sangue, podendo agravar problemas cardíacos.

Vale lembrar, também, que é essencial realizar um check-up anual para evitar doenças do coração.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 4 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 11 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 11 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

brasil Brasil Há 1 Hora

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

lifestyle Ozempic Há 11 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 4 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 12 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 11 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento