Congresso discute papel da tecnologia na produção de notícias

Debates sobre liberdade de expressão, futuro do jornalismo e impacto das novas tecnologia completam a programação dos três dias do evento

© Kaitlyn Baker / Unsplash

Tech Jornal 06/06/18 POR Folhapress

O papel cada vez mais importante da tecnologia na criação e propagação de notícias será destaque do encontro anual da Associação Mundial de Jornais (WAN-Ifra, na sigla em inglês), que começa nesta quarta (6) em Cascais, em Portugal.

PUB

O evento vai discutir como a inteligência artificial pode impactar o jornalismo de agora em diante.

A opção da Folha de S.Paulo de deixar de publicar seu conteúdo no Facebook será um dos assuntos do congresso. O editor-executivo do jornal, Sérgio Dávila, irá comentar as razões que levaram à saída da rede social, efetivada em 8 de fevereiro de 2018.  

A decisão da Folha de S.Paulo, maior jornal brasileiro no Facebook, com quase 6 milhões de seguidores, repercutiu em todo o mundo. As críticas ao tratamento dado pela rede social ao jornalismo profissional seguem com interesse crescente entre os editores. 

O debate do qual participará Dávila terá ainda Grzegorz Piechota, pesquisador da Harvard Business School e da Universidade de Oxford University, e ?Claudia Gurfinkel, responsável por parcerias de notícias do Facebook na América Latina.

A mediação será de Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo português Impresa. Um dos pontos do encontro mundial de editores é a sustentabilidade nos modelos de negócio no jornalismo. Estratégias sobre pagamento de conteúdo serão debatidas pela vice-presidente do Washington Post, Miki Toliver King, e Sophie Gourmelen, publisher do Le Parisien.

No domínio do jornalismo impresso, o congresso irá analisar as recentes mudanças no design de grandes veículos, como The Guardian, e ainda discutir a sustentabilidade e a adaptação do modelo de publicidade dos jornais de todo o mundo.

Debates sobre liberdade de expressão, futuro do jornalismo e impacto das novas tecnologia completam a programação dos três dias do evento. 

O posicionamento digital do jornalismo brasileiro frente à crise será o tema de um painel, com a participação de Guilherme Cunha Pereira, CEO da Gazeta do Povo, do Paraná, e de Alan Gripp, editor-chefe de O Globo.

Andiara Petterle, vice-presidente de produtos e operações da RBS, e Isabel Amorim Sicherle, Diretora comercial da editora Abril, também falarão no encontro. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 18 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 17 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 9 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 17 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 19 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 18 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte Óbito Há 10 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

esporte São Paulo FC Há 19 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

mundo EUA Há 15 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

justica Paraíba Há 16 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada