PSDB acionará MP contra pesquisa divulgada por Márcio França

Tucano pedirá que Promotoria apure se houve crime eleitoral na aplicação do questionário e na divulgação do levantamento

© Rovena Rosa/Agência Brasil

Política ELEIÇÕES 06/06/18 POR Folhapress

O PSDB irá representar no Ministério Público e no Ministério Público Eleitoral contra a divulgação de uma pesquisa eleitoral encomendada pelo PSB, partido do governador de São Paulo Márcio França, ao instituto Vertude.

PUB

A sondagem, divulgada na segunda (4), aponta que França estaria em segundo lugar na corrida pelo Palácio dos Bandeirantes, com 11,1% das intenções de voto. Nesse levantamento, João Doria (PSDB) lidera a preferência dos eleitores, com 18,2%. Paulo Skaf (MDB) aparece em terceiro lugar, com 8,4%.

Leia também: STF analisa quebra de sigilo telefônico de Temer após pedido da PF

A pesquisa ouviu 3.255 pessoas por telefone. Segundo o questionário disponível no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), cada entrevistado deveria teclar no telefone a resposta correspondente ao pré-candidato que preferia. A margem de erro da pesquisa é de 1,72%, segundo o instituto.

De acordo com o deputado estadual Marco Vinholi (PSDB), líder da bancada tucana na Assembleia Legislativa de São Paulo, o partido pedirá que a Promotoria apure se houve crime eleitoral na aplicação do questionário e na divulgação da pesquisa. 

Além disso, pedirá que se apure o contrato da Vertude com o governo estadual. Consta no Diário Oficial que a empresa mantém, desde fevereiro de 2018, contrato com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados para prestar serviços de pesquisa por "discagem e interação por meio de atendimento telefônico". O valor do serviço é de R$ 1,5 milhão. 

Vinholi diz que a denúncia apresentará "todos esses fatos para que se apure responsabilidades".

Na terça (5), a Justiça Eleitoral concedeu liminar proibindo a divulgação dessa pesquisa, também a pedido do PSDB. 

O juiz Afonso Celso da Silva concordou com a reclamação dos tucanos de que a apresentação dos candidatos no questionário não era "linear e homogênea".

"Aquele filiado ao Partido Socialista Brasileiro [Márcio França] é o único a não ter a agremiação partidária respectiva expressamente indicada. Também há referência à sua pessoa como o ocupante do cargo de governador do Estado de São Paulo, o que também, potencialmente, seria forma de diferenciá-lo dos demais, que nenhuma qualificação, exceto a partidária, receberam", escreve Silva no despacho.

Na divulgação da pesquisa, o diretor-executivo da Vertude, Ricardo Brasil, afirma que o objetivo da sondagem "foi construir um questionário que ajudasse o eleitor a identificar melhor os candidatos, principalmente o pré candidato Márcio França, ainda desconhecido por grande parte dos eleitores, qualificando-o como atual governador de São Paulo".

Procurado, Brasil não respondeu à reportagem até a publicação desta nota. O Palácio dos Bandeirantes afirma que não se pronunciará, pois é um assunto que não compete ao governo e, sim, ao partido. A Folha não conseguiu contato com o PSB. 

Segundo a última pesquisa Datafolha, divulgada em abril, Doria tem 29% das intenções de voto, Skaf, 20%, e Márcio França, 8%. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 13 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 14 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 14 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 15 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 15 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 15 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 12 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 10 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 13 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 9 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico