Plebe Rude lança novo álbum no Circo Voador

“Primórdios”, com canções compostas nos últimos anos da Ditadura Militar, é apresentado com exclusividade no Rio de Janeiro

© Divulgação

Cultura Rio de Janeiro 06/06/18 POR Notícias Ao Minuto

A banda Plebe Rude - uma das primeiras bandas punks do país, surgida nos anos finais da ditadura militar - anuncia o lançamento, em todas as plataformas de streaming, do álbum “Primórdios”, com canções compostas entre 1981 e 1983 - dentre elas, nove músicas inéditas. A banda apresenta a novidade no Rio de Janeiro dia 09 de junho, no Circo Voador, com abertura da Banda Zero.

PUB

A ideia do álbum surgiu após o lançamento do livro “Meninos em Fúria”, uma co-autoria do integrante Clemente Nascimento (guitarra e voz) e do escritor Marcelo Rubens Paiva, quando Philippe Seabra (guitarra e voz, igualmente) viu a necessidade de também resgatar suas memórias para um futuro livro – ainda em fase de escrita.

+ 5 Seconds of Summer não se importa com rótulo de 'boy band'

Durante suas pesquisas sobre as músicas iniciais, como foram feitas e inspiração por trás delas, junto com André X (baixo e voz), Seabra percebeu a força daquele trabalho pioneiro, que ficou enterrado por baixo do peso do primeiro álbum, “O Concreto Já Rachou”, e do segundo “Nunca Fomos tão Brasileiros”.

“Algumas músicas entraram nos primeiros dois álbuns, mas a maioria é inédita. Conseguimos resgatá-las graças às consultas ao jornalista Paulo Marchetti, e, além de jornalista, também pesquisador musical Olímpio Cruz Neto, que guardaram demos e gravações de shows raros”, explica Seabra.

Com o repertório definido, o próximo passo seria recriar o ambiente da época para a apresentação inédita e gravação do álbum. “Conseguimos reproduzir no Espaço Som o clima daqueles anos, onde o rock era maldito, no sentido de não pertencer a algum mercado ou público mainstream, e muito menos com perspectiva de alguma carreira. Era só a urgência de uma geração, servia como uma força propulsora, e vinda de Brasília”, complementa. O show e, consequentemente, o álbum, tem participação especial de Gabriel Thomaz e Erika Martins, do Autoramas, a música “Dança de Semáforo”.

A escolha por São Paulo para a gravação é uma declaração de amor da banda à cidade onde conheceram o punk no sentido literal, apresentado por Clemente, e onde tocaram nos espaços undergrounds que marcaram a história, como Napalm, Rose Bom Bom, Madame Satã e Tifon .

“Esse registro é mais que um resgate. É a comemoração de um tempo onde a música conectava as pessoas. Onde o faça-você-mesmo dependia de amigos, suor e lágrimas. Onde o mundo era muito maior do que parece hoje e tínhamos que nos unir para não sermos engolidos pelo sistema. São músicas rústicas, inocentes e simples, mas feitas numa época que o que importava era estar no palco cantando para gente igual a você, sobre problemas em comum: falta de perspectiva, tédio, desinformação, censura, controle e adolescência”, finaliza André X.

Plebe Rude lança “Primórdios”

Local: Circo Voador - Endereço: Rua dos Arcos, S/N – Rio de Janeiro

Data: Sábado, dia 09 de junho de 2018, às 22h

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 20 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 18 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Harry Há 21 Horas

Príncipe Harry deixou residência real ‘ aos prantos’ após ser despejado

fama Argentina Há 21 Horas

Miss Universo Buenos Aires elege modelo de 60 anos; conheça

fama Salma Hayek Há 20 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 11 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 15 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 12 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

lifestyle Peso Há 20 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Emergência Médica Há 19 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave