Atletas são mais suscetíveis a sofrer com infecções de pele

Saiba como evitar o surgimento de condições de pele causadas por vírus, bactérias e fungos

© Reuters

Lifestyle cuidados 07/06/18 POR Notícias Ao Minuto

Que atletas devem manter os músculos e os ossos saudáveis e bem cuidados não é segredo para ninguém. Mas, o que poucos sabem, é que, assim como o corpo, a pele dos atletas também precisa de cuidados. Isso por que, sem os devidos cuidados, o tecido desses atletas fica vulnerável a infecções cutâneas tão prejudiciais para ele e seu time quanto fraturas e distensões.

PUB

“Atletas correm um risco maior de sofrer com infecções e outras condições de pele, pois eles podem facilmente transmitir bactérias, fungos e vírus através do contato pele-com-pele comum em treinos e competições. Além disso, equipamentos esportivos, principalmente capacetes e almofadas de proteção, criam um ambiente escuro, úmido e quente ideal para o desenvolvimento de germes causadores de infecções”, explica a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (AAD).

+ Atividade física reverte efeitos de se estar muito tempo sentado

Para evitar estes problemas, é importante que você, por exemplo, mantenha cortes e machucados limpos e cobertos com curativos até que estejam curados, pois uma pele machucada enfraquece o sistema de defesa do tecido, permitindo que germes e bactérias penetrem mais facilmente.

“É importante também que você previna bolhas para reduzir as chances de infecções. Para isso, aplique esparadrapos, pomadas e géis nos locais de maior atrito. Além disso, invista em um bom calçado, que permita seus pés respirarem e não sejam apertados demais”, completa a especialista.

Segundo a médica, é interessante também que você invista em roupas que absorvam o suor, mantendo sua pele seca e prevenindo que germes cresçam, e troque as roupas suadas assim que terminar a atividade física, pois utilizar as roupas dos exercícios por muito tempo impede que a pele respire, entupindo os poros e promovendo a formação de foliculite.

“É essencial também que você tome banho após toda a prática de atividade física, de preferência com água morna, para evitar a remoção da camada de proteção da pele. Se você for utilizar o banheiro do vestiário, é recomendado que você utilize chinelos para proteger os pés, pois banheiros públicos tendem a ser cheios de germes e bactérias que podem causar infecção”, destaca.

E os cuidados não devem ser apenas com a pele, mas também com os equipamentos esportivos. Por exemplo, você não deve compartilhar itens pessoais, como toalhas, capacetes e sabonetes, para evitar a propagação de vírus e bactérias.

“É fundamental também que você desinfete equipamentos e lave roupas e toalhas após cada uso. Além disso, mochilas e sacolas também devem ser lavadas, pois os germes presentes nos equipamentos usados podem permanecer na bolsa e crescer, infectando roupas e toalhas que você guardar ali depois”, afirma a dermatologista.

Porém, o cuidado mais importante é checar sua pele diariamente à procura de cortes, feridas, vermelhidão, inchaço e infecções. Caso você note alguma dessas alterações no tecido, o ideal é que você procure um dermatologista imediatamente.

“Sem tratamento adequado, infecções e condições de pele podem acabar piorando e apenas um médico especializado poderá diagnosticá-las corretamente e indicar o melhor tratamento para cada caso”, finaliza a Dra. Valéria Marcondes.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 23 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 20 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 21 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Luto Há 5 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech Ataque Há 2 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

tech ESA Há 3 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 5 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Challenger deep Há 23 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

fama Casais famosos Há 15 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)