Câmara aprova suspensão do mandato de Leréia por 90 dias

O deputado reafirmou sua amizade com Cachoeira, conhecido por suas ligações com o jogo do bicho. Leréia negou qualquer envolvimento com atividades ilícitas praticadas por Cachoeira e pediu a absolvição no processo.

© Agência Brasil

Política Decisão 23/04/14 POR Agência Brasil

“Eu tenho a altivez para dizer que não nego as amizades. O Carlinhos é o meu amigo, não nego as minhas origens”, disse o deputado, que também garantiu que, apesar de conhecer as atividades de Cachoeira, nunca jogou no bicho. A atividade é enquadrada como contravenção na legislação brasileira.

PUB

Ao ler o parecer do Conselho de Ética, o deputado José Carlos Araújo (PSD-BA) disse que o parlamentar não está sendo investigado pela Justiça e defendeu a pena alternativa. Esta é a primeira vez que a Câmara aplica esse tipo de sanção a um parlamentar.

Após a votação, Leréia entrou com um pedido de licença não remunerada de 40 dias, contados a partir do término da suspensão, para tratar de assuntos de "interesse particular". O pedido possibilita que o suplente do deputado seja convocado, uma vez que o Regimento da Câmara determina a posse ao suplente nos casos de ausência de mais de 120 dias do cargo. Com isso, a Câmara deve dar posse a Valdivino José de Oliveira, também do PSDB goiano.

Em 2013, o Conselho de Ética da Câmara rejeitou, por 12 votos a 3, e 1 abstenção, parecer do deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC) que pedia a cassação do mandato do deputado Leréia (PSDB-GO). A época, o deputado foi acusado de receber dinheiro da organização criminosa de Carlos Cachoeira, de usar o cartão de crédito do contraventor e, também, de avisá-lo antecipadamente sobre operação policial contra os jogos ilegais. Após a decisão, Leréia foi condenado pelo conselho à suspensão do mandato por 90 dias, em setembro de 2013, com parecer do deputado Sérgio Brito (PSD-BA). Se na votação de hoje a maioria dos deputados tivesse derrubado o relatório de Sérgio Brito, o plenário analisaria, em seguida, o parecer da Mesa Diretora, que previa a cassação.

Deflagrada pela PF em 2010, a Operação Monte Carlo revelou um esquema de exploração de jogos ilegais e corrupção em Goiás e no Distrito Federal. A operação também revelou a ligação de políticos com Carlinhos Cachoeira, entre eles o então senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que renunciou ao mandato em 2012. Já a Operação Vegas teve início em março de 2008 em função do vazamento de informações sobre a deflagração de uma operação policial e da tentativa de cooptação de um policial federal da superintendência em Goiás por membros de organização criminosa. Nas duas operações, a polícia detectou a ação de Cachoeira.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Real Madrid Há 23 Horas

Cinco brasileiros estão entre os times com as camisas mais valiosas do mundo

mundo Tenerife Há 20 Horas

Espanha: filho é preso por esconder corpo da mãe durante 6 meses em casa

fama Rio Grande do Sul Há 4 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 5 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

fama MADONNA-CANTORA Há 23 Horas

Luciano Huck se encontra com Madonna, mas não grava entrevista para Domingão

fama BELO-CANTOR Há 2 Horas

'Ainda não estou bem, mas tenho que superar', diz Belo sobre fim do casamento com Gracyanne

fama Relacionamentos Há 20 Horas

Casais que se apaixonaram nos sets de filmagens: Quem segue junto?

mundo RÚSSIA-DEFESA Há 23 Horas

Kit para bomba 'burra' da Rússia muda cenário na Guerra da Ucrânia

brasil RS Há 19 Horas

Guaíba tem alerta de inundação extrema e portão 14 rompe em Porto Alegre

brasil justa causa Há 4 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico