Por liberdade de expressão nas eleições, humoristas vão ao STF

"O humor tem a função de levantar o debate público sobre aquelas pessoas e aquele momento político da vida brasileira", afirmou o ator Marcius Melhem sobre as eleições

© DR

Brasil televisão 08/06/18 POR Estadao Conteudo

Os humoristas Marcius Melhem, Fábio Porchat e Bruno Mazzeo estiveram no Supremo Tribunal Federal (STF) na manhã de quinta-feira, 7, para tratar de liberdade de expressão, humor e eleições. A conversa aconteceu com o ministro Alexandre de Moraes, relator de ação que derrubou, em 2010, trecho de lei que proibia programas que "degradem e ridicularizem" candidatos nos três meses que antecedem as eleições.

PUB

A ação volta à pauta do Supremo na próxima quarta-feira, 13, quando a Corte julgará definitivamente o processo, podendo manter a proibição suspensa ou colocar a lei em vigor, que, além de candidatos, abrange partidos e coligações.

"A eleição é o assunto mais importante do ano, o assunto que a sociedade precisa receber informações. O humor tem a função de levantar o debate público sobre aquelas pessoas e aquele momento político da vida brasileira", afirmou o ator e roteirista Marcius Melhem após a audiência com o ministro, para quem falaram sobre a necessidade dos dispositivos da lei não voltarem à ativa.

"Uma das formas de chamar atenção para um assunto é rir dele, tirar sarro, brincando. Humor não conclui, mas tem liberdade de levantar as questões", disse Porchat, apresentador de TV, ator e um dos criadores da produtora 'Porta dos Fundos', citando Chico Anysio.

Em 2010, o trecho da lei foi suspenso de forma liminar pelos ministros da Corte. Para a autora da ação, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a lei acabava por impedir o humor nas rádios e nas TVs em época eleitoral. Para Porchat, a ação precisa ser julgada para que o tema se resolva de uma vez.

"Para que não tenha desconfiança quando a gente fizer uma piada, uma brincadeira. E é interessante lembrar que não é só para os comediantes, para os humoristas. É para qualquer pessoa que fizer uma piada ou uma brincadeira", ressaltou. "E essa questão do 'não pode antes' é muito perigosa. Não deixar que a liberdade de expressão prevaleça. Através do humor as pessoas se politizam", continuou Porchat.

"Estamos falando de liberdade de expressão, na verdade. Essa é a grande questão. Acima de tudo, a grande batalha é pela liberdade de expressão, e depois ressaltar a função crítica do humor de participar do debate público", afirmou Melhem, segundo quem o ministro Alexandre de Moraes "demonstrou sensibilidade" aos argumentos levados pelos humoristas.

"A expectativa que a gente tem é boa. Derrubar isso (a liminar) seria uma aberração", disse o ator.

Chumbo grosso

Para Melhem, a aprovação destes artigos na lei foi uma forma de "abafar um pouco" a voz dos humoristas e comediantes, para que as informações não circulem. "E é bem no processo de eleição. Quer dizer, depois que eu fui eleito pode sacanear, mas deixa eu ganhar essa 'eleiçãozinha' aqui quietinho, na boa. E aí é que não: quer ganhar, vai ter um trabalhinho, vai ter que responder algumas questões", provocou Porchat.

"O humor é do contra. É oposição seja de quem for que estiver mandando. E com essa função importantíssima de jogar uma luz, denunciar. A gente não tem poder nenhum de mudar nada, mas a gente tem um dever de denunciar, chamar atenção, botar lente de aumento", afirmou Mazzeo.

"Chumbo grosso para todo mundo", disse Porchat, ao serem questionados sobre o papel do humor em eleições com grande nível de incerteza, como a de 2018. "O processo é acirrado e a gente vai brincar com todos eles, mas os motivos eles que vão dar. A graça é poder brincar com todo mundo", completou Melhem. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 20 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 21 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 22 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 23 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 22 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 22 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 17 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 20 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 16 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 20 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula