Em ato de Lula em Minas, Dilma é protagonista

'Uai, uai, que coisa boa. Minas Gerais vai ter Dilma senadora', gritou o público

© Ricardo Stuckert/Fotos Públicas

Política ELEIÇÕES 09/06/18 POR Folhapress

Num ato programado para o lançamento da pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) quem saiu protagonista.

PUB

Ela foi escolhida para ler a carta escrita pelo ex-presidente, preso em Curitiba, aos militantes no evento em Contagem (MG) e foi aclamada aos gritos de senadora, embora não admita a candidatura. 

Em abril, a petista transferiu seu domicílio eleitoral para Minas Gerais, estado escolhido para o ato nacional desta sexta (8), o que a favoreceu. "Uai, uai, que coisa boa. Minas Gerais vai ter Dilma senadora", gritou o público. 

Afirmando que que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) está desmoralizado, o senador Lindberg Farias (PT-RJ) disse que o povo fará justiça a Dilma elegendo-a senadora. 

Caso Aécio concorra à reeleição, a disputa presidencial de 2014 será reeditada em Minas para o Senado. O presidente do PSDB, Geraldo Alckmin, porém, já afirmou que Aécio não será candidato neste ano.

+ Empresa pagou R$ 950 mil por obra de filha de Temer, diz fornecedor

"Na terra de seu algoz, Dilma vai entrar pela rampa do Senado e ele não pode pisar na calçada de sua casa", disse o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, fazendo referência a Aécio em seu discurso.

O anfitrião, governador Fernando Pimentel (PT), também teve atenção especial. Aplaudido pelos militantes, lançou um vídeo em tom de campanha à reeleição com o slogan "Muito mais por Minas".

Em seu discurso, propôs que os militantes escrevessem uma carta a Lula. O público, então, passou a repetir seu recado ditado ao ex-presidente, firmando um compromisso de fazer campanha por ele e de encontrá-lo no dia 1º de janeiro, na cerimônia de posse. 

Além da grave crise financeira que assola o estado, Pimentel atravessa uma crise de segurança, com uma onda de ataques do PCC que eclodiu na mesma semana em que o estado se preparava para sediar o evento petista. Além disso, na quarta (6), servidores da segurança invadiram a sede do governo de Minas exigindo melhorias. 

Em fevereiro, o estado de Minas Gerais já havia sido escolhido pelo PT para a realização de um ato nacional em defesa da candidatura de Lula. Sem a presença de Dilma e Haddad, o ex-presidente deu tom de lançamento de pré-campanha ao evento: "estou candidato", disse. 

Contagem, na região metropolitana de BH, embora já tenha sido um reduto petista na administração de Marília Campos (2005 a 2012), hoje é gerida pelo tucano Alex de Freitas. O hotel escolhido foi o mesmo onde o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) lançou sua pré-candidatura ao governo de Minas no mês passado. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 22 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 21 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 13 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 21 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 22 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

esporte Óbito Há 13 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

mundo EUA Há 22 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 22 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

mundo EUA Há 19 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

justica Paraíba Há 20 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada