Maria Esther Bueno é velada em SP com presença de amigos e família

Ex-tenista faleceu em decorrência de um câncer de boca que se espalhou pelo corpo

© ©Fotojump

Brasil luto 09/06/18 POR Folhapress

Amigos, familiares e personalidades do tênis dão o último adeus a Maria Esther Bueno neste sábado (9). A lenda do tênis brasileiro morreu na noite de sexta-feira (8) e está sendo velada no Salão Oval do Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

PUB

A ex-tenista faleceu em decorrência de um câncer de boca que se espalhou pelo corpo. O velório segue até as 15h na sede do governo estadual paulista e o sepultamento acontece às 16h no Cemitério da Consolação, reservado apenas a familiares.

O governador do estado de São Paulo, Márcio França, compareceu para o velório e ressaltou a importância da lenda do tênis para o país -ele ainda lembrou o fato de ela ter falecido na véspera do dia do tenista, que se comemora neste sábado.

"Foi uma referência, talvez a maior esportista que tivemos no estado, num tempo que não era como hoje, em que as coisas eram muito difíceis. Muito corajosa, uma mulher à frente do seu tempo, que marcou o esporte de São Paulo e do Brasil", declarou.

Sobrinho de Maria Esther, Pedro Bueno, lembrou da relação que a dona de 19 títulos de Grand Slam tinha com a família, como uma grande contadora de histórias. "A gente é a família mais próxima, porque ela não teve filhos, era sempre muito próxima, muito querida", afirmou Pedro.

+ Quando a Justiça pode determinar suspensão da CNH de devedores?

Ex-tenistas brasileiros como Cássio Motta e Fernando Meligeni marcaram presença logo cedo para a última homenagem à lenda do tênis. Atualmente comentarista da ESPN, Meligeni lembrou das histórias com ela e criticou a falta de memória do país.

"Uma referência em um esporte que tem tão poucos ídolos. Ela e o Thomaz (Koch) sempre foram as referências numa época em que pouco se falava sobre tênis. Eu adorava conversar com ela para saber como era o tênis daquela época, iam de navio para os campeonatos, não tinham premiação nenhuma, nenhum tipo de glamour, era amor ao esporte mesmo", disse Meligeni.

Filho de Milton da Motta, jornalista e ex-dirigente que foi muito próximo a Maria Esther Bueno, o ex-top 10 de duplas Cássio Motta reforçou a importância que a tenista teve para o país e também por sua presença na luta por direitos das mulheres.

"Maria Esther foi a maior atleta brasileira de todos os tempos, respeitadíssima lá fora, viveu intensamente, curtiu muito a vida numa época em que ela jogou com outras mulheres que foram muito fortes nesse tópico que se fala hoje de feminismo e acho que ela deixa um legado importante. Tomara que esse legado que ela tem, essa história não morra na memória dos brasileiros, porque ela foi muito importante para o esporte no Brasil", afirmou Cássio. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 22 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 20 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Harry Há 23 Horas

Príncipe Harry deixou residência real ‘ aos prantos’ após ser despejado

fama Argentina Há 23 Horas

Miss Universo Buenos Aires elege modelo de 60 anos; conheça

fama Salma Hayek Há 22 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 13 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 17 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 14 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

lifestyle Peso Há 22 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Emergência Médica Há 21 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave