Cinema é uma arma de luta para os povos tradicionais, diz diretora

Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental tem programação até domingo (10) na cidade de Goiás

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Cultura festival 09/06/18 POR Notícias Ao Minuto

O cinema e a narrativa cinematográfica são uma arma de luta para os povos tradicionais, pois são as suas memórias que colocamos nas histórias. A afirmação é da cineasta e ativista Dagmar Talga (foto) , que lançou o filme O Voo da Primavera como parte da programação do 20º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). O evento vai domingo (10) na cidade de Goiás.

PUB

“A grande mídia não fala nada sobre esses povos e o cinema é um caminho que, nos últimos tempos, expressa mais a vida desses oprimidos nessa sociedade desigual”, disse. “E temos que entender o papel dessa opressão, não é só pela grande mídia, mas pela economia, política e até pela religião”, complementou.

O Fica é um evento onde todos os povos têm espaço. Durante a última semana, filmes produzidos por representantes de comunidades tradicionais e indígenas foram exibidos na Mostra Cinema dos Povos do Cerrado.

Já o documentário dirigido por Dagmar, O Voo da Primavera, narra o trabalho social de dom Thomás Balduíno, bispo e teólogo goiano envolvido com povos tradicionais, camponeses, indígenas e quilombolas, e suas lutas pela terra e por território em Goiás. Dagmar conta que a produção começou há 10 anos quando dom Thomás ainda era vivo.

“Queríamos fazer um documentário, mas ele não queria que fosse uma biografia, mas que contássemos sobre a resistência dos povos, a luta pelos direitos humanos, pela terra e as questões de gênero”, explicou. “Então, o filme fala dessa caminhada de luta e, nesse meio, do trabalho de dom Thomás”.

O filme narra a trajetória como bispo na cidade de Goiás, entre as décadas de 1960 e 1990, e suas intervenções em favor dos povos tradicionais, inclusive contra a própria Igreja Católica, o regime militar e os grandes proprietários de terra. “Tentamos fazer o máximo possível para entender essas questões e olhar a luta desses povos”, disse. “E trabalhamos a questão da religião, mas nessa perspectiva de que os religiosos também têm seus lados dentro do movimento da Teologia da Libertação”.

A luta pelos direitos de território é ligada diretamente ao ambiental, segundo a cineasta, por isso o lançamento do filme durante o Fica. “O território não é só para a sobrevivências dos povos, mas para todos. Quem produz os alimentos são os agricultores familiares, quem protege o meio ambiente são os povos tradicionais. Eles têm essa relação com a terra e não é uma relação que destrói, porque ali estão seus antepassados, então a relação é outra”, explicou.

A relação de camponeses, quilombolas e dos povos indígenas com o meio ambiente teve espaço de destaque na programação do Fica com a Tenda Multiétnica, montada já há três anos durante o evento. Estudantes e visitantes puderam acompanhar as rodas de conversa sobre cultura, resistências e conflitos socioambientais, com a participação de representantes dos povos indígenas, quilombolas, universidades, pastoral da terra e movimentos sociais e organizados do campo.

No espaço de interação, também ocorrem oficinas de pintura corporal, grafismo, dança e artesanato, além de minicursos de línguas indígenas. Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 14 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 14 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 14 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 7 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

fama Demi Moore Há 12 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

brasil Brasil Há 13 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

esporte Liga dos Campeões Há 12 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

brasil São Paulo Há 6 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

esporte Ayrton Senna Há 12 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 12 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa