Transporte de cargas e criação de municípios estão na pauta da Câmara

No Senado, o primeiro item é a medida provisória (MP) que define ações de assistência a imigrantes

© Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Política Política no Brasil 11/06/18 POR Notícias Ao Minuto

Temas polêmicos estão na pauta do Congresso, nesta semana, e podem ser votados. Na Câmara, estão previstas as votações de duas propostas: uma que estabelece regras para o transporte rodoviário de cargas e outra que trata da criação de municípios. Já no Senado, o primeiro item da pauta é a medida provisória (MP) que define ações de assistência a imigrantes.

PUB

Caminhoneiros

Apesar da expectativa em apreciar o projeto de lei que regulamenta o transporte de cargas no país (PL4860/16), a medida ainda não foi discuta em plenário pelos deputados, onde tramita atualmente. O projeto estabelece regras para parte das reivindicações dos caminhoneiros que paralisaram em todo o país. As informações são da Agência Brasil.

No texto do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), aprovado pela comissão especial sobre o tema, são estabelecidas formas de contratação dos transportadores autônomos, de cooperativas ou empresas, regras para segurança nas estradas e normas para contratação de seguros em caso de acidentes, perda de mercadoria e até furtos e assaltos.

+ Bolsonaro defendeu esterilização de pobres em discursos passados

Marzquezelli propõe ainda a criação do vale-pedágio, mecanismo de pagamento automatizado que será obrigatório. Além disso, torna obrigatória a inspeção de segurança veicular de todos os veículos de carga, com maior frequência quanto mais velho o veículo. Inicialmente, o deputado propôs a anistia das multas aplicadas durante a greve dos caminhoneiros, mas um acordo entre líderes partidários retirou o trecho do projeto.

Criação de municípios

Também está na pauta da Câmara um projeto que estabelece regras para a criação e incorporação de municípios, de acordo com informações do portal G1.

Parlamentares contrários à proposta dizem que há o risco de parte das novas cidades não ter autonomia financeira. Por outro lado, defensores do texto alegam que o projeto fixa regras rígidas, como a realização de plebiscito, e não irá onerar a União. Para ser aprovado, o texto, por ser um projeto de lei complementar, precisa do apoio de 257 deputados.

Imigrantes

Já a medida provisória que trata das regras para a assistência e acolhimento de imigrantes em situação de crises humanitárias, editada por causa da imigração de venezuelanos em Roraima, passou pela Câmara e espera, agora, votação no Senado. A MP estabelece o Comitê Federal de Assistência Emergencial. Entre as competências do comitê está a de estabelecer diretrizes e ações prioritárias de ajuda emergencial.

O texto prevê ainda que estados e municípios que receberem o fluxo migratório podem fazer contratações diretas. Neste caso as licitações ficam dispensadas, nos mesmos termos já previstos na Lei de Licitações para casos de emergência e calamidade pública.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 15 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

brasil Brasil Há 13 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

mundo EUA Há 16 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

tech Espaço Há 15 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

tech WhatsApp Há 14 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

fama MADONNA-RIO Há 15 Horas

Madonna passa som em Copacabana com Pabllo Vittar; veja as fotos

brasil CHUVA-RS Há 16 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

fama Bastidores da TV Há 13 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil CHUVA-RS Há 13 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana

fama Brad Pitt Há 12 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon