Entenda como golpistas lucram com fraudes no WhatsApp

Na maioria das vezes, usuários do mensageiro não são prejudicados. Anunciantes e empresas costumam arcar com os custos

© iStock

Tech como funciona? 11/06/18 POR Notícias Ao Minuto

Fraudes no WhatsApp já se tornaram comuns. Elas oferecem descontos em produtos e serviços, oportunidades de emprego, recarga de celular e benefícios sociais. Apesar de comuns, ainda fazem muitas vítimas. Afinal, quem arca com o prejuízo?

PUB

Quem recebe a mensagem e acessa o link normalmente não tem nenhum prejuízo. Geralmente o usuário é obrigado a encaminhar o conteúdo aos seus contatos, ampliando o alcance da fraude. Ou até mesmo a instalar algum aplicativo, que costuma ser legítimo e estar disponível no Google Play, explica o blog de Altieres Rohr, no G1. Neste caso, o usuário não tem prejuízo.

Em algumas situações, a vítima é levada a assinar um serviço de SMS pago. No entanto, o prejuízo pode ser reembolsado mediante reclamação com a operadora.

Mesmo assim, os golpistas lucram em todos os passos, como no acesso e permanência do usuário à página da fraude, que possuem anúncios pagos. Vale lembrar que os anunciantes não pagam aos criminosos. A publicidade online é, na maioria das vezes, intermediada por agências que possuem contato com anunciantes e com produtores de conteúdos.

Além dos anúncios, os criminosos também ganham por instalação de apps falsos e solicitações de serviços de SMS. As empresas que prestam esses serviços pagam pela indicação de assinantes e não sabem que os supostos clientes chegam por meio de fraudes.

+ Tudo o que precisa saber para tirar fotos incríveis com um iPhone

Quando o usuário do WhatsApp percebe que contratou um serviço ou baixou um aplicativo que não tem interesse, ele cancela. Contudo, o golpista já recebeu a sua comissão. Ou seja, quem fica com o prejuízo são os anunciantes e as empresas que pagam pelas indicações.

O que facilita a disseminação desse tipo de fraude é o fato de o usuário do WhatsApp não ser diretamente prejudicado. Isso faz com que ele não se atente às fraudes e siga compartilhando conteúdos falsos.

Por esses motivos, como explica o blog, o mensageiro tem se tornado um meio cada vez mais comum para disseminação de golpes e mensagens falsas.

Os usuários devem sempre desconfiar de mensagens que não tragam fontes confiáveis de dados, além de não acreditar em páginas que peçam para encaminhar a mensagem para os seus contatos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 7 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 9 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 9 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 10 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 10 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 10 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

mundo Guangzhou Há 7 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

economia REINHART-KOSELLECK Há 8 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Inglaterra Há 10 Horas

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia