Conheça a Mongólia, terra de nômades e de paisagens únicas

Descubra as belezas desse país, que é um dos menos povoados do mundo

Conheça a Mongólia, terra de nômades e de paisagens únicas!

Na galeria a seguir, descubra as belezas dessa nação da Ásia Central tão pouco explorada. (Foto: Flickr/CC BY 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Orkhan River Valley

A UNESCO lista a paisagem do Vale do Rio Orkhan como representante da evolução das tradições pastoris nômades, que abrange mais de dois milênios. (Foto: Flickr/CC BY 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Gobi

Esse deserto Gobi cobre 30% do território da Mongólia, embora apenas 5% da sua área total seja de dunas de areia. O resto é composto de montanhas e estepes. (Foto: Flickr/CC BY 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Festival Naadam

Destaque do calendário de festivais do país, o Naadam é uma expressão refinada e eloqüente da cultura nômade da Mongólia.(Foto: Flickr/CC BY 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Festival Naadam

Combinando exibições de wrestling, equitação e tiro com arco ("três jogos de homens") com música, canto e dança, as festividades ocorrem em todo o país.

© Reuters

Festival Naadam

A cerimônia do festival Deeltei Mongol Naadam celebra a cultura mongol e conta com roupas tradicionais étnicas e arte folclórica.

© Shutterstock

Naadam Festival

Colorido e exuberante, Naadam ocorre no meio de julho como parte das tradicionais celebrações do verão da Mongólia.

© Shutterstock

Apaixonados por cavalos

Cavalos desempenham papel importante na sociedade mongol. Na verdade, o país é o melhor classificado em ranking de maior número desses animais per capita, segundo o mofa. (Foto: Flickr/CC BY-NC-ND 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Cultura equestre

Com grande prestígio, os cavalos servem para trabalho e competições. Um nômade com muitos cavalos é considerado rico, apesar de que os animais não são vistos como um item de luxo caro como na cultura ocidental. (Foto: Flickr/CC BY-NC-ND 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Parque Nacional Takhin Tal

Na imagem, cavalos de Przewalski, raça nativa da Mongólia e ameaçada de extinção, atravessa uma área do parque conhecida como a grande área protegida de Gobi, no sudoeste do país.

© Reuters

Parque Nacional de Khustain Nuruu

Esta reserva, criada em 1993, também inclui os cavalos de Przewalski entre sua variada fauna silvestre, que inclui o antílope Saiga igualmente ameaçada de extinção. (Foto: Flickr/CC BY-NC-ND 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Camelo da Mongólia

Camelos selvagens vagueiam na estepe perto do Parque Nacional de Tal de Takhin. A Mongólia abriga camelos da espécie Bactriana, que também corre risco de desaparecer.

© Reuters

Bayan-Ölgii

Caçar com águias é uma forma tradicional de falcoaria realizada a cavalo. Essas aves são usadas para atacar raposas e lebres. Muitos desses cavaleiros são descendentes de cazaquistaneses. (Foto: Flickr/CC BY 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Bayan-Ölgii

Enquanto a águia-dourada é, geralmente ,a ave de rapina preferida, os gaviões do norte, os falcões-peregrinos e os falcões-saker também são treinados para caçar.

© iStock

Bayan-Ölgii

A caça com águias é atração do Festival Anual Golden Eagle, realizado durante o primeiro fim de semana de outubro. (Foto: Flickr/CC BY 2.0)

© Flickr/Creative Commons

O ger

O ger é uma moradia arredondada tradicional usada pelos nômades. Essa é uma característica marcante da vida cotidiana na Ásia Central há cerca de três mil anos. 

© iStock

O ger

Tipicamente coberto com peles ou feltro, o ger é ideal para o terreno duro e rude e é uma marca do estilo de vida da Mongólia. (Foto: Flickr/CC BY 2.0)

© Flickr/Creative Commons

O nômade mongol

Dos três milhões de pessoas que vivem na Mongólia, cerca de 35% delas escolhem viver como pastores nômades.

© iStock

Cultura nômade

Para muitos, o estilo de vida nômade é um dos eixos da sua cultura e identidade.

© iStock

Yolyn Am

Este impressionante desfiladeiro da montanha pertence ao Parque Nacional Gobi Gurvan Saikhan. É também conhecido como o "Vale das Águias".

© Shutterstock

Mongolia

Esta vasta nação composta por estepes e desertos possui apenas três milhões de pessoas, tornando-se um dos países mais esparsamente povoados, ou seja, com menor densidade populacional do mundo. (Foto: Flickr/CC BY 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Mosteiro Erdene Zuu Khiid

Fundado em 1586, este foi o primeiro mosteiro budista na Mongólia. Descrito como um tesouro da nação, o templo está localizado em Kharkhorin. (Foto: Flickr/CC BY 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Montanha Otgon Tenger

O Otgon Tenger é o pico mais alto da faixa de Khangai. Sua posição isolada e o cume de neve permanente é uma registrada do lugar. (Foto: Wikimedia/CC BY-SA 3.0)

© Wikimedia/Creative Commons

Reserva Khögnö Khan Uul Nature

A paisagem mongol é marcada por Ovoos, montes de pedra sagrados usados como altares ou santuários. Eles costumam ser encontrados em picos elevados e montanhas. (Foto: Flickr/CC BY-NC-ND 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Mosteiro Amarbayasgalant

Com origens que datam o século XVIII, o templo é um dos mosteiros mais importantes da Mongólia. O nome do lugar significa "Mosteiro da Felicidade Tranquila". (Foto: Flickr/CC BY-SA 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Penhascos flamejantes do deserto de Gobi

Notável na história como parte do grande Império Mongol, o Gobi é tesouro da arquitetura antiga. Também é conhecido pelas importantes riquezas arqueológicas, a exemplo dos primeiros ovos de dinossauro.

© Shuterstock

Ulaanbaatar

A capital da Mongólia é o centro vibrante e industrializado do país. É também uma das capitais mais frias do mundo. (Foto: Wikimedia/CC BY-SA 4.0)

© Wikimedia/Creative Commons

Palácio do Governo, Ulaanbaatar

Destaque da praça Sükhbaatar de Ulaanbaatar, a sede do governo da capital é, especialmente, bonito depois de escurecer, quando a fachada é iluminada. (Foto: Flickr/CC BY-NC 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Memorial Zaisan

Situado em uma colina ao sul de Ulaanbaatar, este monumento de propaganda da era comunista apresenta um impressionante mural circular representando cenas de amizade entre o povo da União Soviética e a Mongólia. (Foto: Flickr/CC BY-NC-ND 2.0)

© Flickr/Creative Commons

A imponente estátua de Genghis Khan

A maior estátua equestre do mundo retrata o Imperador dos Mongóis montado em seu corcel. O monumento está localizado a 54 km a leste de Ulaanbaatar. (Foto: Flickr/CC BY-NC-ND 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Vale do Rio Orkhon

O vale contém as ruínas de Karakorum, capital do Império Mongol, entre outras atrações imperdíveis. (Foto: Flickr/CC BY 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Paisagens

Um cenário comum na Mongólia, cavalos junto com cabras e camelos circulam livremente por todo o país. (Foto: Flickr/CC BY-NC-ND 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Parque Nacional Bogd Khan

Localizado em um vale estão as ruínas de um mosteiro do século XVIII (também chamado Manjusri), que foi destruído nos anos 1930. Um museu no local narra sua história. (Foto: Flickr/CC BY-NC-ND 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Xamanismo mongol

O xamanismo mongol, também conhecido como religião folclórica do país, é uma prática secular e profundamente enraizada em todos os aspectos da vida social. Não fique surpreso ao encontrar um xamã (foto) em suas andanças pela nação. (Foto: Flickr/CC BY-NC 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Tsagaan Sar

Comemorado em temperaturas diurnas espantosas, que chegam a -32 ° C, o Tsagaan Sar - o Ano Novo Lunar da Mongólia - conta com muitos foliões vestindo trajes típicos nacionais. (Foto: Flickr/CC BY-ND 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Lifestyle nômades 01/07/18 POR Notícias Ao Minuto


A cultura nômade, que personifica a nação de território imenso e pouco povoado, é simplesmente fascinante e de uma riqueza secular. Pouco explorado, este país da Ásia Central cativa com suas paisagens de montanhas, deserto e estepes e costumes sociais únicos!Clique na galeria e passeie por esta terra fascinante dos nômades.

PUB

Leia Também: Um voo deslumbrante sobre a Jordânia

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Câncer Há 22 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Luto Há 15 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 19 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Emergência Médica Há 23 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave

fama Redes Sociais Há 16 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

economia Reforma Tributária Há 23 Horas

Texto da reforma tributária traz lista de profissões que terão imposto menor

mundo Vaticano Há 23 Horas

Hospital britânico desiste de tratar bebê e Itália intervém para ajudar

mundo Antártida Há 16 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 20 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

politica STF Há 23 Horas

Após 21 anos, Supremo forma maioria para consolidar poder de polícia do MP