Trump exibe vídeo com trens e prédios para atrair Coreia do Norte

"Esse pode muito bem ser o futuro", disse o americano, após o encontro

© REUTERS/Jonathan Ernst

Mundo capitalismo 12/06/18 POR Folhapress

ESTELITA HASS CARAZZAI - Um país com trens de alta velocidade, arranha-céus espelhados, fábricas modernas e gigantescas linhas de transmissão de energia. Seriam as cenas de "ficção científica", a que o norte-coreano Kim Jong-un se referiu logo depois de se encontrar com o presidente americano Donald Trump?

PUB

Para o mandatário dos EUA, podem ser. Elas fazem parte de um vídeo exibido ao ditador da Coreia do Norte durante a cúpula entre os dois líderes, nesta terça-feira (12) - que, segundo Trump, são uma visão do que pode se tornar o país comunista.

"Esse pode muito bem ser o futuro", disse o americano, após o encontro. O material foi editado pelo governo americano (embora seja apresentado como uma produção Destiny Pictures) e exibido em um tablet a Kim e outras autoridades do seu regime. "Eu achei muito bom; eu acho que eles amaram", comentou.

Enquanto cenas de cidades luminosas e fábricas de tecnologia são exibidas, um narrador fala sobre "a luz da prosperidade e da inovação" e diz que a "história está sempre evoluindo". Nesse momento, surgem imagens de Kim e Trump: "Chega um momento em que apenas alguns são chamados para fazer a diferença. Mas a questão é: que diferença esses poucos farão?".

+ Nove perguntas que a cúpula entre Trump e Kim não soube responder

O vídeo faz um convite para que Kim "seja parte daquele mundo, em que as portas da oportunidade estão abertas": um mundo com "tecnologia inovadora", "avanços médicos" e "abundância de recursos", promete o governo americano.

Ao final dos quatro minutos da produção, o recado fica ainda menos sutil: "Irá esse líder escolher o avanço de seu país, ser o herói do seu povo? Irá ele apertar as mãos da paz, e aproveitar a prosperidade, como nunca antes visto?".

"Apresentando Donald Trump e Kim Jong-un", diz o narrador, "um encontro para refazer a história." Não deixa de ser uma amostra do estilo de liderança de Trump, que fez fortuna no ramo imobiliário e escreveu um livro, no final dos anos 1980, chamado "A arte da negociação".

Aos jornalistas após o evento, o americano falou com entusiasmo de sua visão para o futuro da Coreia do Norte, caso seja alcançado o acordo de desnuclearização. "Eles têm praias incríveis. Não daria um ótimo condomínio?", declarou. "Pense do ponto de vista imobiliário: você tem a Coreia do Sul, a China, e uma terra bem no meio! O quão incrível é isso? Eu expliquei: vocês podem ter os melhores hotéis do mundo."

+Reunião história gera otimismo e cautela na comunidade internacional

Kim estava sorridente ao final do encontro - mas o clima amistoso não impediu que um agente do regime inspecionasse, com luvas de látex, a caneta que ele usaria para assinar o acordo. Medida de segurança.

Trump disse que o vídeo foi apenas uma sugestão, e cabe a Kim decidir qual vai ser seu plano de desenvolvimento daqui em diante. Ou, nas palavras do clipe editado pela Casa Branca: "O passado não precisa ser o futuro".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 5 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 3 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama SAMARA-FELIPPO Há 23 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 3 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

economia DESENROLA-BRASIL Há 5 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

brasil MORTE-SP Há 22 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

fama Gusttavo Lima Há 4 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

mundo EUA Há 5 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

fama Peculiares Há 20 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

fama Justin Bieber Há 23 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando