Ministério pede aumento de vacinas contra pólio após caso na Venezuela

A medida ocorre após a detecção de um caso suspeito de pólio em uma criança de dois anos e dez meses que mora na comunidade indígena Delta Amacuro, na Venezuela

© Reuters

Brasil VACINA 13/06/18 POR Folhapress

O Ministério da Saúde enviou na segunda-feira (11) uma nota de alerta aos estados e municípios para que aumentem a vigilância e vacinação contra a poliomielite, doença não registrada no país desde 1989.

PUB

A medida ocorre após a detecção de um caso suspeito de pólio em uma criança de dois anos e dez meses que mora na comunidade indígena Delta Amacuro, na Venezuela, país vizinho ao Brasil.

A criança, que começou a apresentar quadro de paralisia flácida aguda no fim de abril, não havia sido vacinada. Informativo da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) aponta que exames iniciais apontaram poliovírus, mas novos testes são necessários para confirmação, já que há outros fatores e causas a serem analisados. O caso continua em investigação.

No documento enviado aos estados, ao qual a reportagem teve acesso, o ministério afirma que é de "extrema urgência" a intensificação das ações de vigilância e vacinação contra a doença também no Brasil.

Pesam neste cenário, de acordo com a pasta, as "baixas e heterogêneas coberturas vacinais para a poliomielite" em todos os estados e o "não alcance das metas preconizadas para vigilância" de casos de paralisia flácida aguda.

Atualmente, a cobertura vacinal contra a poliomielite é de apenas 77% - a meta, porém, é que 95% do público-alvo seja vacinado.

Em 1994, o Brasil recebeu da Opas o certificado de país livre de poliomielite, em conjunto com outros países do continente americano.

A notificação de um caso suspeito na Venezuela, assim, tem gerado alerta entre autoridades de saúde diante do temor de retorno da doença.

Na nota enviada aos estados, o ministério informa que as ações de vacinação são fundamentais "para evitar a reintrodução do vírus no Brasil". Neste ano, a campanha nacional de vacinação contra a pólio deve ocorrer entre 6 e 24 de agosto.

O documento diz ainda que a situação "requer atenção" pelas equipes de vigilância e imunização diante do aumento na entrada de imigrantes venezuelanos no Brasil, em especial na região Norte.

Atualmente, o esquema de vacinação contra a pólio é feito em três doses, aplicadas aos dois, quatro e seis meses, por meio de injeção. Também são indicadas doses de "reforço" aos 15 meses e aos quatro anos de idade com a vacina oral (a famosa "gotinha"). Em nota, o ministério reforça que as vacinas "são seguras e eficazes".

POLIOMIELITE

Também chamada de paralisia infantil, a poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito e evolução rápida. A doença acomete principalmente os membros inferiores.

A transmissão pode ocorrer de pessoa para pessoa, por meio de alimentos e água contaminados - situação mais frequente em áreas com condições de higiene e saúde inadequada - ou pelo contato com gotículas de secreções (como ao falar, tossir e espirrar). A prevenção se dá pela vacinação.

Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

Atualmente, três países ainda são considerados "endêmicos" para poliomielite: Paquistão, Nigéria e Afeganistão. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 23 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 20 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 19 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

brasil Paraíba Há 18 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

mundo Titanic Há 23 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Signos Há 20 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 22 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 20 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 22 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes