OAB: esterilização de mãe de 8 foi consentida e mulher não se arrepende

O processo de esterilização de Janaina se transformou em alvo de investigação e troca de acusações entre órgãos públicos

© Pixabay

Brasil são paulo 13/06/18 POR Folhapress

A mãe de oito filhos que passou por esterilização no interior de São Paulo após ação do Ministério Público consentiu com a realização do procedimento cirúrgico e não se arrepende. É o que afirma a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Mococa.

PUB

De acordo com a entidade, o presidente da OAB local, Fábio Ferreira dos Santos, e o vice, Victor Coelho Dias, foram até a penitenciária feminina de Mogi Guaçu na tarde desta terça-feira (12) para ouvir Janaina Aparecida Quirino, 36, presa desde novembro condenada por tráfico de drogas e que foi submetida à laqueadura quando seu oitavo filho nasceu, em 14 de fevereiro.

Comunicado emitido pela OAB na noite desta terça informou que, no encontro, Janaina disse que estava ciente do procedimento a que seria submetida, consentiu de forma voluntária e não está arrependida.

Procurado pela reportagem, o vice-presidente da subseção afirmou que a detenta "está bem".

O processo de esterilização de Janaina se transformou em alvo de investigação e troca de acusações entre órgãos públicos.

Para a Defensoria, não poderia haver processo do tipo por iniciativa do Ministério Público, ainda que sob concordância de Janaina, e procedimentos relacionados a planejamento familiar são de livre decisão de homens e mulheres.

De acordo com Paula Santana Machado Souza, coordenadora-auxiliar do núcleo especializado de promoção e defesa dos direitos da mulher da Defensoria de SP, o fato de Janaina ter assinado documento dizendo que concordava com a cirurgia "não valida um processo que nem deveria existir".

Em maio do ano passado, a Promotoria abriu processo para submetê-la a uma laqueadura. A sentença favorável, que obrigava o município a fazer o procedimento, foi dada em outubro.

No início de novembro, a Prefeitura de Mococa recorreu ao TJ (Tribunal de Justiça) contra a decisão e, nele, a advogada do município Rosângela de Assis disse ter citado que a ação apresentava violação de direitos contra a mulher.

No mesmo mês, Janaína foi condenada por tráfico e levada para Mogi Guaçu grávida de seu oitavo filho, para cumprir pena em regime fechado.

O bebê nasceu em fevereiro e, no mesmo dia, antes que o recurso do município tivesse sido julgado, ela passou pelo processo de esterilização.

Em maio, três meses após a laqueadura, o TJ (Tribunal de Justiça) reverteu a decisão de primeira instância e extinguiu o processo. Conforme o voto do desembargador Leonel Costa, houve violação da lei, pois é proibida "a esterilização cirúrgica em mulher durante os períodos de parto ou aborto, exceto nos casos de comprovada necessidade".

O juiz do caso, Djalma Moreira Gomes Junior, disse por meio de um texto que Janaina consentiu com o procedimento sem oferecer resistência e que ela foi ao cartório e "expressamente manifestou ciência e concordância com a pretensão de laqueadura". 

No processo, há laudos do Creas (centro de assistência social) e de uma psicóloga em que Janaina diz concordar com o procedimento, além de certidão do cartório informando que ela compareceu e concordava com a cirurgia.

Ainda segundo o juiz, a família é acompanhada há muitos anos e, dos oito filhos, três do primeiro casamento estão sob guarda do pai, um deles internado por dependência química. Dos outros cinco com o atual marido, três foram adotados, o bebê está em processo de adoção e uma adolescente encontra-se em abrigo social.

A reportagem não conseguiu contato com o promotor Frederico Liserre Barruffini, autor da ação -está em férias, segundo funcionários.

A Corregedoria do Ministério Público instaurou uma reclamação disciplinar para investigação do episódio, revelado pelo colunista da Folha Oscar Vilhena Vieira no último sábado (9), e informou que o procedimento foi realizado com base em decisão judicial. O TJ disse que a Corregedoria vai apurar a conduta do juiz no caso. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 10 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 11 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 12 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 12 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 13 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 12 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 7 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 10 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 6 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico