Saiba tudo sobre o Grupo A da Copa, a chave da anfitriã

Salah e Suárez duelam

© REUTERS/Kai Pfaffenbach

Esporte Rússia 14/06/18 POR Ansa

Com Rússia, Arábia Saudita, Egito e Uruguai, o grupo A da Copa do Mundo deve ser um dos mais imprevisíveis da competição, com as quatro seleções tendo chances de classificação para a próxima fase.

PUB

Após ter ficado de fora dos últimos dois Mundiais, a equipe saudita, devido a sua pouca tradição, é a grande azarã da chave. Enquanto isso, russos, uruguaios e egípcios devem brigar ponto a ponto para decidir os dois que avançam para as oitavas de final.

Azarão

Tentando surpreender como na Copa do Mundo de 1994, na qual chegou nas oitavas, a Arábia Saudita terá uma dura missão para conseguir avançar. Comandada pelo técnico argentino Juan Antonio Pizzi, a seleção será liderada pelo meio-campista Salem Al-Dawsari, do Villarreal, e pelo atacante Mohammad Al-Sahlawi, do Al-Nassr, artilheiros das Eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo com 16 gols.

Uma das grandes curiosidades deste grupo será o confronto entre Arábia Saudita e Egito. A seleção saudita, em 1961, sofreu sua maior goleada da história, 13 a 0 diante dos egípcios. A Copa do Mundo deste ano poderá ser uma chance para a equipe asiática da o troco. O último Mundial disputado pela Arábia Saudita foi em 2006, na Alemanha, mas o país foi eliminado logo na primeira fase.

Corre por fora

Classificada por ser país-sede, a Rússia terá uma nova chance de se redimir da fraca campanha que fez no Mundial de 2014, quando caiu na fase de grupos. Em comparação com 2014, a Rússia trocou de técnico e resolveu apostar em jovens jogadores.

Saiu o treinador italiano Fabio Capello, chegou Leonid Slutsky e, em 2016, Stanislav Cherchesov. Em relação ao time, medalhões como Andrey Arshavin, Roman Pavlyuchenko e Pavel Pogrebnyak deram lugar para novos nomes, como Aleksandr Samedov e o brasileiro Mário Fernandes, do CSKA.

A Copa do Mundo de 2018 será a quarta da Rússia, que tenta avançar pela primeira vez às oitavas..

Favoritos

Um dos favoritos para passar de fase e que pode surpreender na Copa do Mundo é o Egito, que retorna a um Mundial pela primeira vez desde 1990, na Itália. A seleção comandada pelo argentino Héctor Cúper é liderada pelo atacante Mohamed Salah, do Liverpool, um dos grandes destaques da temporada.

Outro jogador fundamental é o também atacante Mohamed Elneny, do Arsenal. Os egípcios provavelmente entrarão para a história das Copas, já que o goleiro Essam El Hadary, de 45 anos, pode se tornar o jogador mais velho a atuar em um Mundial, superando o colombiano Faryd Mondragón, que jogou uma partida na Copa de 2014 com 43 anos.

Outro favorito para passar de fase é o Uruguai, que, comandado por Óscar Tabárez, buscará seu tricampeonato. A seleção será liderada pelos atacantes Edinson Cavani, do PSG, e Luis Suárez, do Barcelona. Outros nomes de destaque são o zagueiro Diego Godín, do Atlético de Madrid, e o meio-campista Matías Vecino, da Inter de Milão.

Na última Copa, em 2014, o Uruguai foi eliminado nas oitavas de final, pela Colômbia, mas a "Celeste" tentará repetir os feitos do Mundial de 2010, no qual chegou nas semifinais.

+ SOBRE ESPORTES

Fique de olho

Um dos grandes jogadores da história do Egito, se não o melhor, Mohamed Salah, do Liverpool, é o atleta que deve chamar mais atenção neste grupo A da Copa. Revelado pelo El Mokawloon e com passagens por Chelsea, Basel, Fiorentina e Roma, Salah viveu a melhor temporada da carreira pelos "Reds". O egípcio de 25 anos fez 44 gols em 51 partidas na temporada.

Já pela seleção, Salah é convocado desde 2011 e possui 57 jogos e 33 gols anotados. A histórica classificação do Egito saiu do seu pé, aos 45 minutos da etapa final, na vitória por 2 a 1 diante do Congo. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 21 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 19 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Harry Há 22 Horas

Príncipe Harry deixou residência real ‘ aos prantos’ após ser despejado

fama Argentina Há 22 Horas

Miss Universo Buenos Aires elege modelo de 60 anos; conheça

fama Salma Hayek Há 21 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 12 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 16 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 13 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

lifestyle Peso Há 22 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Emergência Médica Há 20 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave