Doria espera que apoio do DEM em SP se repita nacionalmente

Declaração foi dada durante evento para anunciar aliança entre PSDB e Democratas no Estado

© Reuters

Política Discurso 14/06/18 POR Folhapress

Em evento nesta quinta (14) para anunciar o apoio do DEM a sua candidatura ao governo de São Paulo, o ex-prefeito João Doria (PSDB) disse esperar que sua coligação estadual se espelhe na eleição nacional, em torno de Geraldo Alckmin, e voltou a afirmar que não disputará a Presidência.

PUB

"Peço que o senhor fique mesmo em São Paulo", disse Milton Leite (DEM), presidente da Câmara de Vereadores da capital paulista, citando o "quadro nacional confuso".

Em resposta ao comentário do vereador, Doria disse que o PSDB "só tem um candidato: Geraldo Alckmin" e foi aplaudido pelos correligionários. Afirmou ainda que trabalha para construir a coligação para um único nome de centro, "preferencialmente em torno de Alckmin".

"É um desejo do Rodrigo Garcia [deputado federal pelo DEM], meu e de todos nesta mesa. Mas tudo tem o seu tempo", disse Doria. Garcia foi secretário de Habitação de Alckmin - deixou o cargo no início deste ano - e, hoje, cotado para assumir a vaga de vice-governador na chapa. Essa composição, porém, ainda não foi definida, disseram o tucano e o demista.

+ 'PF manipula diálogos e faz vazamentos', critica ministro de Temer

Do lado de Garcia, a decisão nacional ainda está em aberto e o partido segue com a pré-candidatura à Presidência do deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara.

O ex-secretário paulista afirmou que, por ser um partido de centro, o DEM dialoga com partidos de direita e de esquerda. No entanto, disse, o apoio a nenhuma legenda específica foi colocado em discussão interna. Nesta semana, noticiou-se a aproximação do DEM com a candidatura presidencial de Ciro Gomes (PDT).

Acompanhado dos líderes dos partidos que compõem sua coligação - PTC, PSD, PRB e DEM -, Doria comparou o seu grupo de apoiadores com uma seleção de futebol. "Sabemos controlar a bola, fazer gols e jogar unido", disse o tucano. O evento estava marcado para começar no mesmo horário da partida de abertura da Copa do Mundo, que era exibida em um telão antes do início da cerimônia.

Sem citar o nome, Doria alfinetou o antigo aliado e futuro rival nas urnas, Márcio França (PSB), governador de São Paulo.

Com o apoio do PP, que irá oficializar amanhã, França terá em torno de 20 minutos diários de inserção em rádio e televisão. Com o DEM, Doria fica na casa dos 18 minutos.

"Não basta ter mais tempo de TV, é preciso ter desempenho de TV", afirmou o tucano sobre sua coligação que, segundo ele, "tem história".

Em outra crítica velada, afirmou que não irá "politizar a segurança pública". França criou um grupo de trabalho no governo para transferir a Polícia Civil da Segurança Pública para a Secretaria da Justiça. Na semana passada, o governador confirmou o apoio do PP a sua candidatura após negociar colocar a Polícia Civil sob a influência da legenda.

Não falou em "Márcio Cuba", apelido que tem atribuído ao governador, a quem Doria quer associar à esquerda. Disse que sua candidatura é liberal: "Não é nem de esquerda nem de direita, é à frente." Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

tech ESA Há 22 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 20 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

brasil Paraíba Há 20 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 21 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 23 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 21 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 23 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes

brasil Rio de Janeiro Há 22 Horas

Mãe e filha passam os dias em McDonald's no Leblon, no Rio de Janeiro

fama Casais famosos Há 16 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)