Demissão de técnico espanhol mostra o que não fazer ao trocar de cargo

Julen Lopetegui, 51, foi demitido nessa quarta (13) depois de fechar com o Real Madrid sem avisar a federação de futebol do país

© iStock

Economia Empresa 14/06/18 POR Folhapress

Na hora de mudar de empresa, o chefe deve ser sempre o primeiro a saber, ao contrário do que fez o ex-técnico da seleção espanhola Julen Lopetegui, 51, demitido nessa quarta (13) depois de fechar com o Real Madrid sem avisar a federação de futebol do país.

PUB

"Uma boa relação de emprego é sempre baseada em confiança. Se o gestor fica sabendo por outras pessoas que seu profissional vai deixar a empresa, se sentirá traído e com razão", afirma José Augusto Minarelli, presidente da consultoria de recolocação profissional Lens & Minarelli.

A mudança só deve ser anunciada quando a nova empresa já confirmou a contratação, mas vale cuidado para não pedir para sair em um momento crítico, como o início da Copa para o time da Espanha. O técnico foi demitido dois dias antes da estreia do time no Mundial.

+ BC anuncia venda de mais US$ 10 bilhões na próxima semana

Vale esperar um pouco mais, diz Minarelli, e negociar com o novo empregador um prazo de alguns dias antes de comunicar a organização atual e conversar com o gestor em um momento um pouco menos conturbado.

Em geral, o profissional pode pedir um prazo de 15 a 30 dias antes de assumir o cargo para que a chefia anterior busque alternativas, segundo Winston Kim, gerente da consultoria de RH Randstad. Só comunique a empresa quando a decisão estiver tomada, sem dar espaço para contrapropostas.

Para Minarelli, é comum que esse expediente seja usado para que a empresa procure um substituto e depois desligue o profissional, já queimado por tentar se demitir. No caso de Lopetegui, o presidente da Real Federação Espanhola de futebol, Luis Rubiales, optou pela demissão depois do anúncio público de que o técnico, contratado pela Espanha até o fim da Eurocopa de 2020, havia assinado com o clube madrilenho.

"A negociação é legítima, mas a forma é importante. A federação não sabia de nada e temos de passar uma mensagem para todos os funcionários", afirmou Rubiales. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo França Há 20 Horas

Jovem mata a avó com serra elétrica e tenta esconder corpo no galinheiro

mundo Espanha Há 22 Horas

Jovem morre atropelado por metrô após descer à linha para urinar

mundo EUA Há 4 Horas

Mãe pede e filma filho se despedindo do pai momentos antes de matá-lo

mundo EUA Há 20 Horas

Homem dispara contra padre durante missa e arma trava: "Milagre"

fama GABRIELA-DUARTE Há 23 Horas

Gabriela Duarte critica Globo por deixar Regina de fora de documentário: 'Desprezo'

politica Emergência Médica Há 19 Horas

Bolsonaro muda plano de transferência e será atendido em SP após sentir dores abdominais

justica Goiânia Há 5 Horas

Mãe admite ter retirado sonda de alimentação e oxigênio do filho pequeno

fama LUÍSA-SONZA Há 21 Horas

'Cobrem as autoridades', diz Luísa Sonza em apelo por ajuda ao RS

mundo Olivier Masurel Há 3 Horas

Acidente aéreo: campeão de voo acrobático morre após colisão com abutre

fama JOSÉ LUIZ-DATENA Há 23 Horas

Datena diz que 'está bem' após nova cirurgia para estancar sangramento