Emílio Odebrecht isenta Marcelo e diz que autorizou obras em Atibaia

Patriarca da família enviou carta a Moro, na quarta (13), anexada a inquérito que investiga se Lula recebeu propina por meio de reformas no imóvel

© Reprodução

© Reprodução

© Reprodução

Política Sítio 15/06/18 POR Notícias Ao Minuto


O patriarca da Odebrecht, Emílio Odebrecht, enviou carta ao juiz Sérgio Moro, na última quarta-feira (13), afirmando que as tratativas sobre as reformas no sítio de Atibaia, atribuído ao ex-presidente Lula pelo Ministério Público Federal (MPF), são de responsabilidade dele, e não do filho Marcelo Odebrecht (confira a íntegra do documento acima).

PUB

De acordo com Emílio, Marcelo nem teria conhecimento sobre o assunto. Conforme destaca o jornal O Globo, o conteúdo do documento contrasta com o depoimento dado pelo patriarca, há um ano, quando não fez questão de poupar o primogênito.

"As mencionadas benfeitorias no sítio foram realizadas com minha autorização, sem qualquer participação de Marcelo. Após receber, via Alexandrino Alencar (ex-executivo da empreiteira), o pedido a ele realizado por Marisa Letícia, autorizei e determinei a execução das referidas obras com os recursos humanos e financeiros advindos da CNO (Construtora Norberto Odebrecht) em São Paulo e, para tanto, não consultei previamente qualquer outro executivo da Odebrecht, nem mesmo avisei Marcelo sobre o pedido", diz parte do texto.

+ Lava Jato levou ao 'desaparecimento da classe política', diz Gilmar

A carta foi anexada ao inquérito sobre o sítio de Atibaia. O ex-presidente é réu no processo, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Na denúncia, o MPF acusa o petista de estruturar, orientar e comandar esquema ilícito de pagamento de propina em benefício de partidos, políticos e funcionários públicos.

A força-tarefa da Lava Jato sustenta ainda que Lula, quando era presidente, nomeou diretores da Petrobras para praticar crimes em benefício das empreiteiras Odebrecht e OAS. Em troca, recebeu propina das construtoras, de forma disfarçada, por meio de obras feitas no sítio. O petista nega as acusações.

Pai e filho chegaram a romper relação durante as tratativas de colaboração premiada da empresa. Marcelo teria se sentido injustiçado com o acordo. Eles, no entanto, ainda conforme O Globo, têm feito movimentos de reaproximação. Em abril, divulgaram um comunicado conjunto em que prometiam preservar a empresa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 7 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 9 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

justica Pridão Há 8 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo

justica São Paulo Há 9 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

fama Sean Diddy Combs Há 9 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil Vídeo Há 8 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

brasil Vírus Há 7 Horas

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima; entenda riscos

lifestyle Signos Há 10 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 10 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 8 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta