Aos 88, Fernanda Montenegro revisita a carreira de atriz em fotografia

"Fernanda Montenegro - Itinerário Fotobiográfico" (Edições Sesc), que será lançado na Flip - Festa Literária Internacional de Paraty, em 27/7

© Globo/Estevam Avellar

Cultura Livro 17/06/18 POR Folhapress

Foi aos 16 anos que Fernanda Montenegro deu os primeiros passos da carreira de atriz. Bateu à porta da Rádio Ministério da Educação e Cultura, no Rio de Janeiro, onde estreou na peça radiofônica "Sinhá Moça Chorou", de Ernani Fornari. 

PUB

"Lá em casa se ouvia essa rádio. Um dia eu fui lá e... não sei o que te leva a ir a um lugar. Você saberia explicar por que foi parar no jornalismo?", pergunta a atriz à reportagem, em conversa por telefone. "Eu também não sei [por que virei atriz]. É um empoderado que leva a gente. Mais tarde a gente vê que caiu no lugar certo por puro trabalho do acaso."

Hoje, aos 88 anos, ela se divide entre os palcos, a TV e o cinema, como o filme que roda com Karim Aïnouz (leia ao lado), e revisita a carreira em "Fernanda Montenegro - Itinerário Fotobiográfico" (Edições Sesc), que será lançado na Flip - Festa Literária Internacional de Paraty, em 27/7. 

+ Em filme de Aïnouz, Fernanda Montenegro volta às origens no RJ

A publicação reúne "o que sobrou de 70 anos de uma vida pública", nas palavras da atriz. É um apanhado de fotos, de seu arquivo pessoal, e textos sobre sua vida e sua carreira. 

Estão ali as origens da família, como o avô italiano, um dos pedreiros a erguerem o Theatro Municipal carioca -onde Fernanda estrearia "O Mambembe", em 1959-, e a infância de Arlette Pinheiro da Silva, seu nome de batismo, na zona norte do Rio.

Também percorre a carreira na televisão e no cinema, mas se dedica em especial ao trabalho no teatro, sua formação. 

"O teatro é a essência de um país. Quando os palcos de um país vão mal, o país vai mal", diz. 

"Aqui, você vai aos palcos e vê o quê? Uma sobrevivência de devotos. Antes, vivia-se de teatro. Hoje, [o artista teatral] sempre tem que fazer uma pontinha em outro lugar." 

Fernanda lembra, por exemplo, da companhia que formou no fim dos anos 1950 com o diretor Gianni Ratto e os atores Fernando Torres, marido da atriz, Sergio Britto e Ítalo Rossi. O Teatro dos Sete deu força à dramaturgia brasileira e montou hoje clássicos como "O Beijo no Asfalto", escrito por Nelson Rodrigues a pedido de Fernanda, depois de a atriz insistir por oito meses. 

Foi uma coletânea de crônicas do dramaturgo que deu origem a "Nelson Rodrigues por ele Mesmo", leitura cênica que Fernanda tem apresentado nos últimos três anos, por vezes seguida de bate-papo. 

"A gente deveria sempre conversar com o público, ter um diálogo com o espectador, fosse o retorno que fosse", comenta a atriz. "Acho que isso traz o desmonte de uma fantasia. De ambas as partes." 

"Itinerário Fotobiográfico" dedica ainda uma seção, intitulada "Não sou ativista, sou atuante", à atuação política da atriz. Ali está a defesa que fez no ao Teatro Oficina sobre o imbróglio entre a companhia e o Grupo Silvio Santos, que pretende construir torres no terreno vizinho ao teatro, cuja arquitetura é tombada. 

"Se a gente não grita, não vai sobrar nada", diz Fernanda. "Não há visão cultural para este país já há muitos anos, em muitos governos. Nós [artistas] estamos nas catacumbas. Mas não morremos!" 

FERNANDA MONTENEGRO - ITINERÁRIO FOTOBIOGRÁFICO 

EDITORA Edições Sesc, 500 págs. (preço não informado) 

LANÇAMENTOS 27/7 no Casarão do Sesc Paraty, na Flip; 10/8 no Sesc Consolação; 11/8 na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Com informações da Folhapress. 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 15 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 23 Horas

Luciana Gimenez é internada em hospital em São Paulo

fama VIVIANE-ARAÚJO Há 21 Horas

Ex de Viviane Araújo diz que ela traiu Belo com ele enquanto era casada

fama Nicole Kidman Há 23 Horas

Nicole Kidman e Keith Urban em rara aparição com as filhas em evento

mundo Reino Unido Há 19 Horas

Menino de 13 anos morre após ataque com espada em Londres

mundo Ucrânia Há 20 Horas

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos

mundo Espanha Há 22 Horas

Homem é detido por matar irmão e confessa que também matou mãe

mundo Aliia Nasyrova Há 23 Horas

Rapunzel: Ucraniana entra para o Guinness com cabelo de 2,57 metros

tech Inovação Há 22 Horas

Pentágono compartilha vídeo de novo tanque autônomo

mundo Reino Unido Há 23 Horas

Várias pessoas ficam feridas em estação de metrô de Londres