Inesquecíveis: os goleiros que marcaram a história da Copa do Mundo

Veja uma lista dos craques das traves

Inesquecível: estes goleiros marcaram a história das Copas do Mundo

Apesar de não se consagrarem com gols, estes defensores marcaram a história dos mundiais com lances geniais.

© REUTERS

Higuita

O folclórico goleiro colombiano conhecido pela famosa 'defesa escorpião' jogou a Copa de 1990. Teve boas atuações na fase de grupos, mas nas oitavas de final na partida contra Camarões, Higuita foi sair jogando, tentou um drible em Rogger Milla, perdeu a bola, e Camarões fez o gol que eliminaria a Colômbia daquele mundial.

© Getty Images

Gyula Grosics

Fez parte da lendária seleção da Hungria da Copa de 1954. Chegou a final contra a Alemanha Ocidental, adversário a quem tinham goleado por 8 a 3 na primeira fase da Copa. Acabou perdendo por 3 a 2 mesmo saindo com a vantagem de dois gols. Ferenc Puskás  ainda marcou um gol impedido que foi anulado pelo árbrito da partida. No final o goleiro Grosics cuspiu nos pés do juíz. O jogo ficou conhecido como 'Milagre de Berna' pelos alemães. 

© Getty Images

Lev Yashin

Pela Seleção Soviética jogou as Copas do Mundo de 1958, 1962, 1966 e 1970, sendo o único jogador do país a ter ido a quatro Copas. Ficou conhecido como Aranha Negra por usar um uniforme todo preto nos jogos e por fazer defesas espetaculares. É considerado por muitos o melhor goleiro de todos os tempos.

© Getty Images

Gordon Banks

Goleiro que se destacava pelos reflexos em defesas inacreditáveis. Foi peça fundamental na conquista da Copa do Mundo de 1966 pela Inglaterra. Em 1970 Brasil e Inglaterra se enfrentaram na fase de grupo e numa cabeçada de Pelé, Banks realiza uma das defesas mais famosas de todos os tempos.

© Getty Images

Faryd Mondragón

O goleiro colombiano é o jogador mais velho a disputar uma copa do mundo com 43 anos e 3 dias. Disputou as Copas de 1994, 1998 e 2014.

© Getty Images

Jorge Campos

O jogador mexicano é uma lenda do futebol. Medindo 1,68, ele atuava como goleiro e atacante. Tinha característica de sair jogando com os pés, sempre usando uniformes espalhafatosos, o que virou uma de suas marcas registradas. Atuou nas Copas de 1994 e 1998.

© Getty Images

Chilavert

O paraguaio ficou conhecido por suas grandes defesas, mas também por ser um brilhante batedor de faltas. Disputou a Copa do Mundo de 1998 numa digna campanha do Paraguai. Despediu-se dos gramados como o maior artilheiro entre os goleiros, sendo posteriormente superado por Rogério Ceni.

© Getty Images

Jan Jongbloed

Integrou a Seleção da Holanda de 1974, vice-campeã da Copa da Alemanha, conhecida como 'laranja mecânica'. O goleiro chamava a atenção por usar camisas amarelas com o número 8 e atuar sem luvas.

© Reprodução

Oliver Khan

O alemão tornou-se, na Copa de 2002, o único goleiro a ter conquistado o título de melhor jogador do torneio, concedido pela FIFA. Isso não impediu que ele levasse dois gols de Ronaldo na final da competição.

© Getty Images

Thomas Ravelli

Considerado o melhor goleiro sueco da história, ele disputou as Copas de 1990 e 94 pela Seleção. Em 1994 enfrentou o Brasil nas semifinais da competição, e acabou levando um gol de cabeça do baixinho Romário.

© Getty Images

Julio César

O jogador brasileiro apesar de ter uma carreira brilhante, se tornou o goleiro brasileiro mais vazado em uma edição de copa do mundo. Em 2014, ele levou 14 gols em sete partidas, uma media de dois por jogo.

© Leonhard Foeger/Reuters

Pascal Zuberbühler

O goleiro da Suíça em 2006 foi eliminado da competição sem levar nenhum gol.

© Getty Images

Taffarel

Participou de três Copas do Mundo (1990, 1994 e 1998), sendo um dos protagonistas no tetracampeonato da Seleção brasileira de 1994. Ele integra o hall da Fama da seleção no Museu do Futebol Brasileiro, ao lado de jogadores como Pelé, Zico, Romário e Ronaldo.

© Getty Images

Fabien Barthez

O goleiro francês atuou nas copas de 1998 e 2006. Na qual foi campeão em cima do Brasil em 1998 com grande atuação.

© REUTERS

Esporte defensores 18/06/18 POR Notícias Ao Minuto


A Copa do Mundo é uma oportunidade de consagração para os jogadores que a disputam, Pelé, Zidane, Cruyff, Beckenbauer, Maradona e Ronaldo são alguns destes exemplos.

PUB

+Após estreia alemã, torcedores lamentam derrota para o México; fotos

O que muitas vezes esquecemos são os goleiros que fizeram história nos mundiais. Apesar de não se consagrarem com gols, estes defensores se consagraram nos mundiais com lances geniais. 

No dia deles, veja a lista dos goleiros que marcaram a história da Copa do Mundo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 22 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 1 Hora

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 23 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 15 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC Há 23 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 22 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

esporte Arábia Saudita Há 23 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens

fama MADONNA-CANTORA Há 16 Horas

Madonna pede para aprovar figurino de Anitta antes do show em Copacabana

economia INSS Há 22 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

fama Bruna Biancardi 02/05/24

Bruna Biancardi posta foto de quando era bebê e se compara a Mavie