Uruguai se opõe a Brasil e Argentina em acordo com União Europeia

De um lado, Brasil e Argentina fizeram a defesa de prosseguimento das negociações que já se arrastam há 20 anos

© Enrique Marcarian/Reuters

Economia tratativas 18/06/18 POR Folhapress

A continuidade das tratativas com a União Europeia para a assinatura de um acordo comercial opôs membros do Mercosul na cúpula de presidentes dos países do bloco, nesta segunda-feira (18), na região metropolitana de Assunção, no Paraguai. De um lado, Brasil e Argentina fizeram a defesa de prosseguimento das negociações que já se arrastam há 20 anos, frente a um Uruguai crítico à aliança e a favor da retomada de conversas em bloco com a China.

PUB

Reservadamente, autoridades dos dois maiores países do bloco afirmam que para fechar o acordo com a União Europeia é necessário apenas o ajuste de questões políticas. "Não estamos obrigados a perder tempo em negociações eternas", afirmou o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, em sua fala na cúpula.

"Precisamos de capacidade técnica, mas acompanhada de vontade política real", acrescentou. Vázquez comparou acordo da União Europeia com o Japão, que levou, segundo ele, um ano. "Quando se quer, se pode." Ao falar, logo depois do uruguaio, o presidente Michel Temer rebateu e defendeu a associação com os europeus. "Se me permite a ponderação, acho que não devemos abandonar a ideia dessa aliança do Mercosul", afirmou o brasileiro.

"Nós sabemos que na política econômica nem tudo se resolve de um dia para o outro ou de um ano para o outro. É provável que alguns países tiveram, quem sabe, rapidez para fazer essas composições", comparou Temer. O discurso da vice-presidente argentina, Gabriela Michetti, seguiu a mesma linha de Temer.No fim do encontro, o Mercosul divulgou um comunicado em que citam "importantes esforços" no âmbito das negociações da União Europeia "para a assinatura de um Acordo de Associação Birregional, demonstrando seu compromisso e vontade integracionista em cada etapa do processo, especialmente desde outubro de 2016, oportunidade em que ambos os blocos decidiram intercambiar ofertas de acesso a mercados".

+ Suspender tabela de frete lançará país no caos, diz ANTT

A reunião desta segunda marca a transferência da presidência pro tempore (rotativa) do bloco do Paraguai para o Uruguai e foi antecedida de discussões econômicas e comerciais entre os países membros e associados. Neste domingo (17), os chanceleres dos países membros também discutiram sobre a falta de avanço na tentativa de negociação de um acordo com a União Europeia. Aloysio Nunes, ministro das Relações Exteriores brasileiro, minimizou o problema.

Diante do empasse, os ministros Jorge Faurie (Argentina) e Rodolfo Nin Novoa (Uruguai) sugeriram que o bloco priorizasse o retorno de negociações com a China.Temer chegou nesta segunda às 10h na sede da Conmebol em Luque, cidade vizinha a Assunção, onde acontece o evento.

Foi recebido pelo presidente do Paraguai, Horacio Cartes.Mauricio Macri, da Argentina, enfrenta uma crise econômica que levou a uma série de demissões no governo e faltou à cúpula.O Mercosul, atualmente, tem como membros efetivos Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A Venezuela está suspensa do bloco e a Bolívia é um país em processo de adesão. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 9 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 14 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

mundo Miami Há 18 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 17 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 12 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 18 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 11 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'