Lula reclama do juiz em estreia como comentarista da Copa

Comentário do ex-presidente foi exibido no programa do jornalista José Trajano

© Ricardo Moraes / Reuters

Política ex-presidente 18/06/18 POR Folhapress

No primeiro comentário sobre a Copa do Mundo enviado da prisão para o canal TVT, o ex-presidente Lula (PT) se mostrou decepcionado com a estreia do Brasil -que empatou por 1 a 1 com a Suíça neste domingo (17).

PUB

"O jogo de estreia da seleção demonstrou uma máxima do futebol que sempre repetimos: treino é treino e jogo é jogo", afirmou o petista na análise futebolística, que foi exibida em texto e lida por um narrador da emissora, mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.

A participação de Lula como comentarista foi anunciada na semana passada pelo jornalista José Trajano, ex-ESPN. A resenha é exibida no programa dele, o Papo com Zé Trajano.

Lula tem televisão no local onde cumpre pena, na Polícia Federal em Curitiba, e está assistindo às partidas.

+ Funcionário da OAS diz que foi escalado para obra no sítio de Lula

Além de ressaltar a diferença entre jogo de eliminatórias e jogo da Copa propriamente dita, o ex-presidente disse que o Brasil "teria de vencer", por causa de seu histórico e por ser a única seleção pentacampeã "e, portanto, amplamente favorita".

Lula se compadeceu de Neymar ao reclamar do estilo de jogo da Suíça, que "marcou forte, de forma muito dura, e não deixou a seleção jogar", opinou.

"Não deixou o Neymar jogar, fazendo faltas e faltas. Além disso, o Neymar tentava, sem êxito, carregar a bola. Não conseguiu", lamentou o ex-presidente sobre o atacante.

Entre as razões que ele apontou para o mau desempenho do Brasil, estão queixas sobre a atuação do juiz da partida. Lula endossou ataques ao árbitro em dois lances envolvendo jogadores brasileiros, fazendo análise semelhante à de Tite (ex-técnico do Corinthians, o time de coração do ex-presidente).

"A culpa pode ser do momento psicológico da estreia, pode ser da falta não marcada no Miranda no lance do gol da Suíça, pode ser do pênalti não marcado no Gabriel Jesus", escreveu o petista.

"Sinceramente", continuou, "o fato é que não jogamos bem e o adversário fez o que tinha de fazer, que era impedir o jogo do Brasil". 

Lula recomendou que a seleção não menospreze a Costa Rica, seu próximo adversário, e pinçou duas observações que ficaram provadas na primeira semana da Copa, em sua visão.

"A Alemanha não é invencível e, entre os maiores craques, só o Cristiano Ronaldo fez por merecer. O resto é conversa pra mesa de bar", concluiu, enviando "abraços do Lula". Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 23 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

fama SAMARA-FELIPPO Há 20 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 53 mins

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

brasil MORTE-SP Há 19 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

fama Iraque Há 22 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

economia REINHART-KOSELLECK Há 23 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

esporte Campeonato Brasileiro Há 22 Horas

Bahia bate o Grêmio, e Renato Gaúcho abandona o campo no fim do jogo

fama Peculiares Há 18 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

politica JUSTIÇA-PE Há 23 Horas

Juíza manda prender jornalista de PE por denúncias contra promotor

fama Justin Bieber Há 21 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando