Feita às pressas, tabela de frete tem preços abaixo do mercado

"Não é transparente como foi calculado", disse Thiago Guilherme Péra, coordenador técnico do EsalqLog

© Ueslei Marcelino/Reuters

Economia Crítica 19/06/18 POR Folhapress

A tabela de fretes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) traz preços que são até o dobro do praticado no mercado, o que gerou críticas do agronegócio e da indústria. Nas rotas mais curtas, porém, como a de fertilizantes de Paranaguá (PR) para Ponta Grossa (PR), a tabela tem valores até abaixo do mercado. 

PUB

"Não é transparente como foi calculado. Usam parâmetros operacionais, como se todo o mundo que transportasse granel tivesse a mesma velocidade, mesmo tempo de descarregamento, mesmo rendimento de combustível", diz Thiago Guilherme Péra, coordenador técnico do EsalqLog.

Os preços são menores do que a média que é cobrada hoje no trajeto do açúcar de Jaú (SP) para Santos (SP), e de soja de Jataí (GO) para São Simão (GO), segundo uma análise da instituição, vinculada à USP (Universidade de São Paulo). Em 5 de 11 rotas de produtos agrícolas analisadas pela EsalqLog, porém, o tabelamento aumenta os preços.

Com isso, a tabela desconsidera vantagens que caminhoneiros obtêm com tecnologias mais eficientes, manutenção do veículo ou melhoras no pavimento que reduzem os preços de frete, o que acaba com os incentivos concorrenciais para melhorar o transporte."Se um terminal é mais rápido ou o pavimento é melhor, dá para fazer mais viagens ao longo do tempo e o custo fica menor", diz Péra. "Não faz sentido impor os mesmos valores para o Brasil todo."

O maior impacto da tabela sobre o mercado de grãos está nos fertilizantes, uma vez que estes são trazidos normalmente no frete retorno - dos portos ao interior do país - pelo qual, usualmente, se cobra menos do que a ida ao porto. A tabela cria uma equivalência entre o preço de ida e o da volta, o que não existe na prática. Por isso, para trazer fertilizantes do porto de Paranaguá (PR) a Sorriso (MT), por exemplo, o preço tabelado é 82% maior do que o praticado.

+ Distribuidores de aço plano têm queda de 16% nas vendas em maio

Já a indústria se queixa de que a tabela só contempla os cálculos com base no peso, quando alguns contratam caminhão pelo volume, como o setor de eletrodomésticos. "Uma carreta pode aguentar 30 toneladas, mas vão caber só 200 geladeiras", diz José Jorge do Nascimento, presidente da Eletros, que representa o setor de eletroeletrônicos. A Mallory, indústria de eletroportáteis em Maranguape (CE), já migrou suas cargas rumo ao Sudeste para o transporte hidroviário.

O navio é 70% mais barato que a nova tabela, diz o diretor de operações da empresa, Alan Costa.A ANTT publicou a tabela de preços mínimos em 30 de maio. No dia 7, após críticas do setor produtivo, foi substituída por uma segunda tabela; esta, por sua vez, desagradou aos caminhoneiros e foi revogada depois.

A norma que está valendo é a primeira, segundo a ANTT. A constitucionalidade da medida provisória 832, que autorizou a criação da tabela, será julgada pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Há uma audiência marcada para esta quarta-feira (20). As falhas na tabela mostram que ela foi feita às pressas, diagnostica Bruno Werneck, sócio do Mattos Filho."Não foi feita a análise de impacto regulatório que a regulação da própria agência exige, nem uma audiência pública, como determinava a MP", diz Werneck. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Óbito Há 19 Horas

Morre o Presidente do Irã Ebrahim Raisi em tragédia de avião

fama Saúde Há 18 Horas

Tony Ramos é submetido a nova cirurgia após novos hematomas no crânio

tech Espaço Há 18 Horas

Saiba o que a cor diz sobre o meteoro que iluminou os céus de Portugal

fama Guilherme Leon Há 15 Horas

Cantor sertanejo morre um dia depois de assinar contrato com gravadora

politica Justiça Há 18 Horas

STF: entenda por que ministros indicados por Bolsonaro votaram contra seu salvo-conduto

fama Fake News Há 17 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

mundo Chile Há 9 Horas

Mulher acaba seminua ao saltar portão de casa para furtar no Chile

esporte Morte Há 19 Horas

Zagueiro de 19 anos morre vítima de infarto antes de jogo no Pará

fama Saúde Há 10 Horas

Susana Vieira diz ter leucemia incurável, mas está 'em paz'

mundo Irão Há 9 Horas

Entre o luto, há quem celebre a morte do presidente iraniano. Porquê?