Malta diz que não pode receber navio com 239 migrantes

Caso da ONG Lifeline repete o já ocorrido com o Aquarius

© Guglielmo Mangiapane/Reuters

Mundo Lifeline 22/06/18 POR ANSA

O governo de Malta afirmou nesta sexta-feira (22) que não tem "competência" para receber o navio da ONG alemã Lifeline, que resgatou 239 pessoas no Mediterrâneo e agora busca um porto seguro para ancorar.   

PUB

As autoridades maltesas responderam a uma solicitação da Capitania dos Portos da Itália para permitir o desembarque do navio na ilha, mas o pedido foi negado. "Malta não coordenou as operações de socorro nem é a autoridade competente a fazê-lo", disse um porta-voz do governo local.   

O caso repete o que já aconteceu com o navio Aquarius, que foi recusado pelos dois países e teve de navegar com mais de 600 migrantes a bordo até Valência, na Espanha, a mais de mil quilômetros de distância.   

Inicialmente, o ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, havia dito que a Lifeline devia levar sua "carga" para a Holanda, país de bandeira do navio. Além disso, acusa a embarcação de invadir águas territoriais da Líbia, embora a ONG alemã diga que o resgate ocorreu em águas internacionais.   

+ Crianças menores e em abrigos novos nos EUA preocupam Brasil

"O navio fora da lei Lifeline está agora em águas de Malta, com sua carga de 239 migrantes. Pela segurança da tripulação e dos passageiros, pedimos que Malta abra os portos. Claro que o navio depois deverá ser apreendido, e sua tripulação, detida. Nunca mais traficarão no mar", disse Salvini.   

"Há liberdade de expressão na Europa, e o ministro Salvini tem o direito de dizer coisas do tipo, mas trabalhamos seguindo leis internacionais", rebateu a entidade. O direito internacional diz que pessoas resgatadas no mar devem ser levadas ao "porto seguro" mais próximo e que garanta o respeito dos direitos humanos.   

Na visão das ONGs, essas pessoas não podem ser transportadas para a Líbia, onde há graves denúncias de violações dos direitos humanos, ou para a Tunísia, que, embora segura, ainda não está equipada para esse tipo de emergência.   

Já Malta, a meio caminho entre a África e a Sicília, mantém os portos fechados com o argumento de que acolhe, proporcionalmente, mais deslocados externos que a Itália. De acordo com o último relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), os dois países abrigam, respectivamente, 9.378 e 353.983 solicitantes de refúgio e refugiados.   

No entanto, como a população de Malta (460 mil) é muito menor que a da Itália (60,6 milhões), o peso demográfico do acolhimento de refugiados acaba sendo maior: 2,03% de seu total de habitantes contra 0,58% no caso italiano.   

Além disso, países como Grécia, França e Espanha ficam muito longe do litoral de Líbia e Tunísia, de onde partem quase 100% dos barcos clandestinos com destino à Itália. Dessas três nações, apenas a Espanha (0,11%) acolhe proporcionalmente menos refugiados e solicitantes de refúgio do que a Itália.   

Em toda a União Europeia, os países que mais abrigam deslocados externos em relação a sua população são: Suécia (292,6 mil, 2,92%), Malta, Áustria (171,5 mil, 1,95%), Chipre (15 mil, 1,76%), Alemanha (1,4 milhão, 1,69%) e Grécia (83,2 mil, 0,77%).   

A Itália é a 11ª colocada, atrás ainda de Dinamarca (39,9 mil, 0,69%), Holanda (109,6 mil, 0,64%), Luxemburgo (3,5 mil, 0,59%) e França (400 mil, 0,59%).

No próximo domingo (24), ao menos 16 países do bloco farão uma cúpula informal para discutir saídas para a crise migratória.   

A lista inclui Itália, Bélgica, Holanda, Grécia, Espanha, Malta, Alemanha, França, Bulgária, Áustria, Croácia, Eslovênia, Dinamarca, Finlândia, Suécia e Luxemburgo. Com informações da ANSA.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 12 Horas

Após acidente, urso arrasta corpo de motorista para floresta nos EUA

fama Luana Piovani Há 13 Horas

'Meu filho ainda não foi para escola' diz Luana 'cutuca' Pedro Scooby

mundo Bioparc Há 10 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

justica Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Saques e violência ampliam drama no Rio Grande do Sul

mundo Polícia Há 4 Horas

'Menina lobo' que cresceu em bosque na Suíça é encontrada na Espanha

justica Santa Teresa Há 12 Horas

Turista israelense é encontrada morta no Rio de Janeiro

lifestyle Peso Há 11 Horas

Quatro hábitos que ajudam a acelerar o metabolismo e a emagrecer

fama Hilary Duff Há 12 Horas

Hilary Duff dá à luz seu quarto bebê, em parto domiciliar na banheira

mundo EUA Há 6 Horas

Mulher persegue ladrão e provoca acidente para reaver bolsa roubada

mundo Acidente Há 12 Horas

Caminhão colide de forma violenta contra ponte em rodovia dos EUA