Nadador americano Ryan Lochte vira réu na Justiça do Rio

O nadador disse a amigos e comissão técnica que foi assaltado para justificar ter chegado de madrugada na concentração

© Reuters / Mike Segar

Esporte investigação 22/06/18 POR Folhapress

A Justiça do Rio aceitou na semana passada denúncia contra o nadador americano Ryan Lochte por falsa comunicação de crime durante a Olimpíada do Rio, em agosto de 2016. Agora réu, o nadador, se condenado, pode ter uma pena de seis meses a um ano de prisão e pagamento de multa.

PUB

Segundo a denúncia, Lochte mentiu às autoridades ao denunciar que sofrera um assalto no Rio durante os Jogos Olímpicos. O atleta e amigos relataram que foram assaltados por um homem armado após uma festa na cidade.

As câmeras de segurança de um posto de gasolina na Barra da Tijuca, zona oeste, contudo, mostraram que o nadador e seus amigos teriam depredado o banheiro do local e bateram boca com funcionários do estabelecimento. O grupo foi repreendido por um segurança armado que mandou todos sentarem no chão.

O nadador teria omitido a versão verdadeira e dito a amigos e comissão técnica que foi assaltado para justificar ter chegado de madrugada na concentração. Lochte deu uma entrevista a uma emissora americana onde relatou a versão falsa.

+ Torcedores do Brasil e da Argentina se envolvem em pancadaria; veja

A partir daí, a Polícia Civil passou a investigar o crime e encontrou imagens do circuito interno de um posto em que mostra atesta a versão verdadeira, de que não teria havido roubo. A Folha não conseguiu ainda contato com a defesa do acusado, que vive nos Estados Unidos.Segundo decisão da Justiça, "o denunciado, com vontade livre e consciente, provocou a ação de autoridade policial, noticiando publicamente a ocorrência de crime que sabia não ter ocorrido, qual seja, o roubo supostamente praticado contra o próprio denunciado e demais colegas da delegação americana de natação".

Por pedido da defesa, a ação chegou a ser paralisada em razão de um habeas corpus aceito na Justiça do Rio. Na ocasião, uma turma de desembargadores entendeu que como Lochte não chegou a comunicar o suposto crime às autoridades -ele teria feito apenas o relato à emissora de TV- não configuraria falsa comunicação de crime. O Ministério Público do Rio recorreu da decisão e a ação voltou a correr. A Justiça acatou a denúncia do Ministério Público no último dia 14.

O nadador deixou o país ao final da Olimpíada sem prestar depoimento à polícia. Nos EUA, o atleta pediu desculpas pelo comportamento e chegou a ser punido com suspensão por 10 meses das competições. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 22 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 22 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 22 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 15 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 14 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 21 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 20 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 20 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 21 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil CHUVA-RS Há 12 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos