5 coisas para saber sobre os adoçantes não calóricos

Se você tiver diabetes ou problemas como obesidade ou hiperglicemia (glicose alta), precisa controlar o consumo desse ingrediente

© DR

Lifestyle estudo 27/06/18 POR Notícias Ao Minuto

O açúcar é uma fonte de energia para o organismo que pode ser encontrado em alimentos como a cana-de-açúcar, mel, raízes de beterraba, em frutas e em outras plantas. Porém, se você tiver diabetes ou problemas como obesidade ou hiperglicemia (glicose alta), precisa controlar o consumo desse ingrediente.

PUB

Nesses casos, os adoçantes de baixa caloria ou edulcorantes podem ser uma opção para garantir o sabor doce dos alimentos. Porém, muita gente tem receio de usar estes produtos por achar que eles podem provocar doenças graves como o câncer.

+ Bronquiolite: saiba como lidar com a doença que atinge bebês no inverno

Por isso, separamos 5 informações baseadas em estudos científicos e que acabam com todos esses mitos e mostram como os adoçantes de baixa caloria podem ajudar na dieta de muita gente, inclusive crianças.

1. Aspartame, sacarina, esteviosídeo e sucralose não alteram os níveis de glicose no sangue - foi o que demonstrou o artigo assinado por pesquisadores da Universidade de Illinoins (EUA) e publicado recentemente na revista científica Nature

2. O consumo de adoçantes de baixa caloria não causa câncer - afirma o professor Carlo La Vecchia da Universidade de Milão (Itália), um dos autores de um artigo sobre o tema que foi publicado nos Anais de Oncologia da Oxford Academy e que traz evidencias epidemiológicas sobre a ausência de associação entre adoçantes de baixas calorias e o risco de várias neoplasias comuns.

3. Eles não provocam alergias nem problemas gastrointestinais em crianças - e podem ser incorporados na dieta de crianças e adolescentes como uma ferramenta adicional para combater o sobrepeso e a obesidade, de acordo com artigo publicado recentemente na Revista Mexicana de Pediatria.

4. Bebidas light ou sem calorias não modificam o apetite - é o que atesta um grupo de cientistas liderados pelo professor Marc Fantino do Centro de Pesquisa Biomédica Aplicada do Centro Hospitalar Regional de Montgelas (Givors-França). Eles analisaram os padrões alimentares de 80 mulheres e 86 homens saudáveis e sem excesso de peso ao longo de várias semanas e constataram que não houve alteração do comportamento alimentar dos mesmos independentemente do consumo de bebidas com adoçantes não calóricos ou água.

5. Eles podem ser melhores que água para manter o peso corporal - de acordo com pesquisa publicada no International Journal of Obesity. Segundo os pesquisadores os adoçantes de baixa caloria satisfazem o desejo pelo sabor adocicado sem as calorias do açúcar, favorecendo o consumo de outros nutrientes e, portanto, auxiliando a dieta.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Argélia Há 18 Horas

Homem desaparecido há 27 anos é encontrado vivo na casa do vizinho

mundo Chile Há 20 Horas

Mulher fica pendurada seminua em portão em tentativa de furto; vídeo

mundo CARTAGENA Há 20 Horas

Brasileiro vence concurso internacional e é eleito o mais bonito do mundo

fama Suri Cruise Há 18 Horas

Suri troca sobrenome e estreia no teatro, distanciando-se de Tom Cruise

fama Saúde Há 19 Horas

Pedro Scooby diz que amigos foram hospitalizados com H1N1 após ajuda no RS

justica Goiás Há 20 Horas

Mãe é presa ao tentar afogar a filha de seis meses em piscina; vídeo

fama Anya-Taylor Jo Há 17 Horas

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 14 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente Há 10 Horas

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

mundo Espanha Há 18 Horas

Faxineira de 61 anos posta vídeos dançando no trabalho e é despedida