Quase metade das crianças gastam mais de 3 horas diárias no YouTube

Número do público infantil da plataforma está em expansão

© Pixabay

Tech Social 27/06/18 POR Folhapress

Usadas para educar ou entreter, as telas de televisão, computador e smartphone estão cada vez mais frequentes na vida das crianças, segundo pesquisa da revista Crescer de julho. Os dados apontam que 47% dos pequenos gastam mais de três horas por dia com a atividade - há cinco anos, eram 35%. 

PUB

Ao se tratar de conteúdo, a grande maioria (98%) usa os eletrônicos para assistir vídeos (filmes, desenhos e canais de plataformas como o YouTube). Assim, o levantamento revela também que quase metade deles (47%) já tem um influenciador digital ou canal que acompanha com frequência.

+ App malicioso de economia de bateria contaminou 60 mil celulares

A revista ouviu 2.044 pais com filhos de 0 a 8 anos para desenvolver a pesquisa, agora comparada com outro levantamento, de 2013, em que foram ouvidos 1.045 pais de crianças da mesma faixa etária.

Os dados apontam que o tamanho das telas usadas pelas crianças diminuiu, mas ainda assim, elas continuam muito frequentes no dia a dia. A televisão, por exemplo, que era usada por 98% dos menores, agora alcança 75%, enquanto o smartphone, que alcançava 49%, hoje é usado por 60%.

Com as telas menores e mais fáceis de carregar, muitas crianças têm seu próprio gadget. Ao todo, 49% delas já têm seu próprio tablet e 20% têm seu próprio smartphone. O que chama mais a atenção é que, entre as crianças de 0 a 2 anos, 38% já possuem algum dispositivo - em 2013, eram apenas 6%.

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que crianças de até dois anos não sejam expostas aos aparelhos digitais e menores de 2 a 5 respeitem o limite de uma hora e meia de exposição. Já a Academia Americana de Pediatria orienta um controle de apenas uma hora de tela dos 2 aos 5 anos.

"As indicações são feitas com base no que se conhece sobre o desenvolvimento infantil. O cérebro é um órgão plástico. Isso significa que, quanto mais estimulado, mais potente ele fica. Enquanto as experiências analógicas recrutam um número maior de habilidades e demandam conexões complexas, a interação com aparelhos digitais é limitada e preestabelecida de acordo com as programações", aponta a publicação.

As notícias, no entanto, não são só ruins. 51% dos pais se dizem preocupados com a influência desses aparelhos e da internet na vida dos filhos. Além disso, o uso dos dispositivos na hora de comer ou dormir, que chegava a de 84% em 2013, agora caiu para 23% (na hora de dormir) e 37% (na hora de comer).

No caso da hora de dormir, os aparelhos devem ser evitados por conta de sua iluminação, que interferem na liberação da melatonina, o hormônio do sono, aponta a revista. Já na hora da refeição, o problema seria a possibilidade de desenvolver disfunções alimentares, justamente pela criança não prestar atenção no que come.

Especialistas também destacam que as crianças só deveriam assistir TV e vídeos acompanhadas. É o que aponta Vanessa Anacleto, uma das fundadoras do Milc (Movimento Infância Livre do Consumismo) e autora de um guia de alerta. "Não existe bloqueio digital perfeito", adverte o documento. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 4 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama SAMARA-FELIPPO Há 22 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 2 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Anthony Vella Há 3 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

brasil MORTE-SP Há 21 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia DESENROLA-BRASIL Há 5 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

fama Peculiares Há 20 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

fama Justin Bieber Há 23 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando

mundo EUA Há 4 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

fama Gusttavo Lima Há 3 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida