Atacantes Willian e Jesus têm estatísticas medíocres; entenda

O ponta Willian, por exemplo, teve apenas três finalizações nestes três primeiros jogos. Nenhuma no gol adversário

© Hannah Mckay/Reuters

Esporte desempenho 28/06/18 POR Folhapress

Os dois gols da vitória contra a Sérvia, que deu a classificação para o Brasil, foram feitos pelo meio-campista Paulinho e pelo zagueiro Thiago Silva. É algo simbólico para o desempenho de dois dos jogadores de ataque da equipe, que estão com estatísticas medíocres. O ponta Willian teve apenas três finalizações nestes três primeiros jogos. Nenhuma no gol adversário.

PUB

Considerando todos os 33 jogadores que atuam na posição deles e estão classificados para as oitavas de final, 14 conseguiram acertar o alvo, ao menos uma vez. O ponto aqui é que o técnico Tite parece ter poucas opções para trocar Willian. Douglas Costa, que entrou no lugar dele contra a Costa e Rica e teve bom desempenho, se machucou. Ainda não está certo quando ele poderá retornar a atuar.

Nas Eliminatórias, que marcaram uma arrancada fulminante da seleção quando Tite assumiu o posto, uma característica que chamou a atenção é que os atacantes passaram a participar mais das ações defensivas.

+ Grupos G e H fecham 1ª fase da Copa e definem oitavas nesta quinta

Nem Willian consegue se destacar na Copa até aqui. Ele não conseguiu nenhum desarme - 22 atletas da posição dele de equipes já classificadas conseguiram ao menos um desarme.Nesse quesito, um jogador brasileiro que vem sendo criticado aparece positivamente. Gabriel Jesus é o centroavante nesse universo que mais conseguiu desarmes (5), à frente por exemplo do uruguai Cavani, do francês Mbappé e do argentino Agüero (3 cada). O problema é que para a posição dele o que se espera são gols marcados ou ao menos participação ofensiva decisiva. Aí a situação fica ruim. Jesus não fez nenhum gol e não teve nenhuma finalização certa nas três partidas.

Após a partida, Tite afirmou em entrevista que segue confiando no atacante do Manchester City, artilheiro da seleção desde que o treinador assumiu o cargo.Mas lembrou de Firmino, que também entrou contra a Costa Rica e foi bem. Se Willian e Jesus trazem desconfiança, Neymar e Coutinho vão ganhando papel cada vez mais preponderante no setor ofensivo. Os dois estão entre os jogadores com o maior número de finalizações certas até aqui (mais uma vez, considerando os pontas que estão classificados para as oitavas).

Neymar marcou uma vez, Coutinho, duas. O desempenho dos dois ajuda a colocar a seleção como a que mais finalizou no gol adversário até aqui. Também está entre a que mais troca passes certos perto da área rival. Na defesa, o jogo contra a Sérvia pode ter trazido alguns sustos, mas a seleção segue como uma das equipes que menos levaram chutes até aqui (foram apenas 19, melhor desempenho junto com o Uruguai).

O Brasil ganhou 74% dos confrontos na defesa, melhor indicador dos times já classificados. Atrás vêm Rússia (71%) e Uruguai e França (69% cada um). Em resumo: a defesa parece sólida até aqui, dando base para que o ataque também deslanche. Neymar e Coutinho parecem que já estão nesse caminho. Faltam outros dois. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 13 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

mundo EUA Há 14 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Brasil Há 11 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

tech Espaço Há 13 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

tech WhatsApp Há 12 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

fama MADONNA-RIO Há 13 Horas

Madonna passa som em Copacabana com Pabllo Vittar; veja as fotos

fama Bastidores da TV Há 11 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil CHUVA-RS Há 14 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

fama Brad Pitt Há 10 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana