Pré-candidato ao Senado na chapa de Doria, Datena critica Alckmin

Apresentador criticou políticas de segurança pública do governo paulista

© Divulgação

Política apresentador 29/06/18 POR Folhapress

Visto como potencial reforço para a campanha presidencial de Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo, o agora pré-candidato ao Senado José Luiz Datena (DEM) criticou a segurança pública no estado que o tucano administrou por quatro mandatos.

PUB

O DEM anunciou a pré-candidatura do apresentador de programas policiais de TV nesta quinta-feira (28) em evento na capital paulista ao lado de João Doria (PSDB), que disputará o governo paulista.

"O PCC, criado aqui em São Paulo, é a organização criminosa que mais cresce no mundo inteiro. Significa que o sistema de segurança pública de São Paulo, do Brasil, está falido", atacou o apresentador.

Questionado sobre a declaração, Doria ressaltou que São Paulo tem os melhores índices de segurança pública do país, mas que medidas podem ser aprimoradas.

"Não é discordância. A sinceridade do Datena é tão grande quanto o número de votos que ele vai ter", afirmou. "A população de São Paulo também espera melhorias no sistema de segurança pública."

A declaração do apresentador foi repelida por expoentes do PSDB, partido que chegou ao poder em São Paulo há duas décadas.

"Divirjo totalmente", rebateu o ex-senador José Aníbal (PSDB). "Datena é bem informado, mas comete um exagero enorme. Essa organização criminosa existe e, por trabalho de inteligência da polícia paulista, começou a ser desbaratada. Não é com verbo que se resolve, é com verba e esforço de investigação."

+ 'Aqui no Brasil não existe isso de racismo', diz Bolsonaro

"Ele é do DEM, que está no governo federal e estadual há 300 anos", observou o ex-governador Alberto Goldman (PSDB), crítico de Doria. "Quem tem que responder é quem faz a coligação com ele", disse, apontando para o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), aliado de Doria.

"É o estilo Datena. Talvez tenha se equivocado. São Paulo tem muito para fazer, mas tem um avanço extraordinário nessa área de segurança", contemporizou Macris.

No lançamento da pré-candidatura de Datena, Doria adotou discurso esperado por eleitores de direita, que cobram do PSDB postura mais enérgica contra o crime e valorização da polícia. A frustração com Alckmin tem feito alguns deles migrarem para Jair Bolsonaro (PSL) no plano nacional.

"Bandido bom é bandido preso", bradou Doria. "Na nossa gestão, policiais terão apoio integral do governador para cumprirem a sua missão."

O tucano aproveitou para marcar diferença com o governador Márcio França (PSB), que disputará a reeleição. "O princípio da integração [entre as polícias] será obedecido, diametralmente oposto àquilo que se propôs o atual governador."

França chamou nesta quinta Datena de "belo candidato", acrescentando: "Um cara de pensamento muito diferente do grupo em que ele está". "Eu o convidei muitas vezes para fazer esse movimento, vamos esperar até o dia 30 para ver se homologa. A cara dele não estava muito boa", afirmou.

O lançamento de Datena contou com a presença do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o ministro Gilberto Kassab (PSD).

A ausência de Alckmin em evento de peso político reflete a dificuldade de sua campanha em fechar aliança com partidos que já estão com Doria como DEM e PRB.

Diante da indefinição, aliados do presidenciável tucano querem que a vaga de vice em sua chapa seja de Aldo Rebelo (Solidariedade).

Segundo interlocutores, Alckmin ficou impressionado com os elogios que o comandante do Exército, Eduardo Villas Bôas, teceu sobre Aldo, ex-ministro da Defesa.

Para integrantes da campanha do PSDB, o DEM não tem um nome forte para indicar a vice -o deputado Mendonça Filho (DEM-PE) é visto com ressalvas por alguns tucanos.

Natural de Alagoas, mas com carreira por São Paulo, Rebelo tem bom trânsito político na direita e na esquerda.

Filiado por 40 anos ao PC do B, Rebelo há poucos meses se filiou ao Solidariedade, partido alinhado com a centro-direita. Foi presidente da Câmara e ministro de Dilma e Lula. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 7 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 9 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 9 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 10 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 10 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 10 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

mundo Guangzhou Há 7 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

economia REINHART-KOSELLECK Há 8 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Inglaterra Há 10 Horas

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia