Uber extingue taxa fixa cobrada de motoristas

No entanto, empresa garante que o valor não vai mudar para os usuários

© Toby Melville/Reuters

Economia Mudança 02/07/18 POR Folhapress

A empresa de transporte urbano por aplicativo Uber anunciou nesta segunda-feira (2) que mudou seu modelo de negócios no Brasil, extinguindo a taxa fixa de 20% a 25% cobrada dos motoristas sobre o valor de cada corrida e adotando um sistema variável de acordo com cada viagem.

PUB

De acordo com a Uber, o valor não vai mudar para os usuários, que continuam pagando pelo preço estimado como já funciona.

Por exemplo: se o motorista fizer uma viagem longa, num curto espaço de tempo, ele vai pagar uma taxa maior para a Uber (que pode ser acima dos 25% atuais). E, ao contrário, se ele faz uma viagem de R$ 10, mas ficar preso no trânsito por uma hora, o percentual em cima daquela corrida será menor. De acordo com a empresa, a taxa pode cair e ser de somente 1%, dependendo do caso.

+ Estamos próximos de acordos comerciais 'muito justos', diz Trump

Além das taxas, a Uber também cobra um valor fixo de R$ 0,75 sobre cada corrida. Também são descontados os impostos, que variam de cidade para cidade.

Segundo a companhia norte-americana, o modelo vem para "trazer certeza para os motoristas parceiros", que também vai cobrar dos usuários da plataforma valores de acordo com o tempo e distância efetivamente percorridas em cada viagem e não mais de acordo com uma estimativa prévia, feita pelo aplicativo antes do cliente entrar no carro.

O Uber tem mais de 500 mil motoristas cadastrados em sua plataforma no Brasil. Segundo a empresa, os motoristas reclamavam bastante sobre a taxa fixa de cobrança, pois ela não levava o trânsito em consideração.

A empresa informou ainda que vai manter cobrança de preço mínimo das corridas e, "quando for o caso, o multiplicador de preço dinâmico", que eleva os preços da plataforma quando a procurar por determinada viagem, em determinado horário, é muito alta.

O diretor geral do Uber no Brasil, Guilherme Telles, afirmou que as mudanças fazem parte de "um conjunto maior de iniciativas para aumentar os ganhos de quem escolhe dirigir com nosso aplicativo, como a opção de gorjeta, que lançamos recentemente".

Desde o ano passado, a companhia tem promovido mudanças em seu relacionamento com motoristas, usuários e autoridades públicas. Em janeiro, o presidente-executivo do Uber, Dara Khosrowshahi, disse que estava focado no "crescimento responsável", enquanto procurava encerrar uma cultura agressiva e intransigente na busca de resultados, que herdou ao se juntar no ano passado à empresa. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 20 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 18 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Harry Há 21 Horas

Príncipe Harry deixou residência real ‘ aos prantos’ após ser despejado

fama Argentina Há 21 Horas

Miss Universo Buenos Aires elege modelo de 60 anos; conheça

fama Salma Hayek Há 20 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 12 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 15 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 12 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

lifestyle Peso Há 21 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Emergência Médica Há 19 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave