Paralisia de Alckmin em São Paulo esfria relação com Márcio França

Em conversas privadas, o entorno de França mostra descrença em Alckmin

© Guilherme Lara Campos/Divulgação

Política abalo 03/07/18 POR Folhapress

A inação do presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo fez com que esfriasse a sua relação com o governador do estado, Márcio França (PSB).

PUB

No entorno de França, uma sequência de episódios levou ao acúmulo de frustrações com o tucano, cuja viabilidade eleitoral agora é questionada.

Leia também: Dias Toffoli manda tirar tornozeleira eletrônica de Dirceu

O grupo do atual governador paulista diz que, se não conseguir o apoio de DEM, PP, Solidariedade e PRB, Alckmin não desbancará Jair Bolsonaro (PSL) para garantir uma vaga no segundo turno.

O tucano está atrás nas pesquisas do capitão da reserva inclusive em São Paulo.

Em conversas privadas, o entorno de França mostra descrença em Alckmin. Sua capacidade de articulação política e de avaliação de cenário é chamada, sem cerimônia, de péssima.

Ao abrir as portas para o PDT de Ciro Gomes em sua chapa à reeleição, como antecipado pelo Painel, o atual governador deu o sinal do afastamento.

O pessebista vinha trabalhando para que seu partido, se não apoiasse Alckmin nacionalmente, ao menos liberasse França para isso em São Paulo. Agora, admitindo se coligar com Ciro, o governador mostra que desistiu de tentar fazer algum tipo composição.

A falta de posicionamento claro do tucano em seu reduto eleitoral reforça a sensação de fragilidade de sua candidatura, dizem aliados de França.

Ciro, por outro lado, é considerado um candidato inteligente e competitivo, cujo maior desafio é driblar o PT.

Desde que deixou o Palácio dos Bandeirantes, em abril, Alckmin tenta desviar do duplo palanque em São Paulo, mas acabou gerando incômodo tanto do lado de França como no de João Doria, pré-candidato a governador pelo PSDB.

O presidenciável, que tem quatro mandatos no governo paulista no currículo, não atendeu a convites de Doria para eventos de sua campanha tampouco participou de inaugurações com França

Um dos principais auxiliares de Alckmin, Márcio Aith nega o afastamento entre o tucano e seu sucessor. "Eles conversaram neste domingo (1º) e mantêm um canal de diálogo permanente", disse.

Para o estrategista eleitoral do tucano, as viagens de Alckmin criam a falsa impressão de que tenha se ausentado da política paulista.

No Palácio dos Bandeirantes, no entanto, o clima é outro –diferente de quando o então vice assumiu o cargo.

"Eternamente governador Geraldo Alckmin, amigo e companheiro, sou e serei leal ao seu legado", discursou França na cerimônia de posse. "Saiba que no dicionário cravado nas nossas almas e guardado no coração, só há uma palavra que precede a palavra lealdade... É gratidão!", declamou.

Nos círculos pessebistas, hoje, ressente-se do insucesso do tucano em evitar que Doria entrasse na disputa. França chegou até a sugerir que o ex-prefeito da capital fosse vice na chapa presidencial tucana, sem sucesso.

Alckmin é presidente do PSDB, mas não se impôs para evitar candidatura própria em São Paulo nem para que seu partido apoiasse o PSB em estados onde tem candidaturas competitivas como Distrito Federal, Espírito Santo e Pernambuco.

O argumento de França a favor de Alckmin acabou perdendo força no PSB, inclinado a apoiar o PT ou o PDT de Ciro. Com informações da Folhapress.

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 8 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 10 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

justica São Paulo Há 10 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

fama Sean Diddy Combs Há 10 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil Vídeo Há 9 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

justica Pridão Há 9 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo

brasil CHUVA-RS Há 6 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

lifestyle Signos Há 11 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 11 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 10 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta