No exterior, defesa diz que Lula é vítima de uma 'farsa'

Advogado do petista nas Nações Unidas, Geoffrey Robertson, concedeu uma entrevista coletiva para a imprensa estrangeira, nesta terça-feira (3)

© Pedro França/Agência Senado

Política Discurso 04/07/18 POR Estadao Conteudo

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou, nesta terça-feira (3), a difundir fora do Brasil a tese de que o petista é vítima de uma "farsa", pela qual vem sendo impedido de fazer sua pré-campanha ao Palácio do Planalto. O advogado que defende o petista nas Nações Unidas, Geoffrey Robertson, concedeu uma entrevista coletiva para a imprensa estrangeira, na qual afirmou que Lula foi condenado em um processo em que não teria sido encontrada nenhuma evidência de contrapartida para os supostos atos de corrupção atribuídos a ele.

PUB

A coletiva ocorreu em Genebra, onde fica o Comitê de Direitos Humanos da ONU (EACDH). O advogado britânico disse que Lula "continua lutando" pela sua liberdade e para manter seus direitos políticos, mas que a situação está se tornando "dramática" devido à proximidade do período eleitoral.

O advogado, que falou ao lado de Valeska Teixeira Zanin Martins, que também integra a defesa do ex-presidente, reiterou críticas ao processo conduzido pelo juiz Sergio Moro e disse que ele se comportou como os "juízes da inquisição". "É como se a polícia conduzisse uma investigação e depois tirasse o capacete e colocasse a toga", comparou.

+ Confio nele, diz Datena em vídeo de apoio a Alckmin

Citando ainda o comentário feito em 2017 pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), para quem a sentença de Moro foi "irrepreensível", o defensor disse que o processo todo "foi uma farsa, comandada por um grupo de juízes determinados a destruir Lula como candidato".

Em maio, o EACDH rejeitou o pedido de cautelar da defesa para que o ex-presidente fosse solto no Brasil, mas disse que continuaria a avaliar a admissibilidade e seu mérito. A própria comissão, no entanto, avisou que dificilmente teria uma posição final antes do final do pleito eleitoral deste ano.

Robertson disse que o órgão das Nações Unidas recomendou ao Brasil que não tomasse "nenhuma atitude para frustrar o caso ou tornar a decisão do comitê inútil". À ONU, o governo brasileiro negou que o ex-presidente sofra perseguição política.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 14 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 11 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 14 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 11 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama DEBORAH-EVELYN Há 10 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Argentina Há 13 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

lifestyle Signos Há 11 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 6 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Iraque Há 6 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 9 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada