Astrônomos divulgam primeira imagem de planeta 'recém-nascido'

O exoplaneta foi batizado de PDS 70b

© ESO/A. Müller et a

Tech ESO 03/07/18 POR Notícias Ao Minuto

Você já se perguntou como seria o momento do 'nascimento' de um planeta? Pois uma equipe de astrônomos usou a estrutura de telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) para produzir uma das imagens mais interessantes jamais feitas de um novo planeta ao iniciar sua existência.

PUB

Na imagem, divulgada pela ESO nesta segunda-feira (2), o novo astro aparece navegando no disco de gás e poeira criado pela estrela à qual ele passará a orbitar, noticia o UOL.

Pouco glamuroso, o novo planeta foi batizado de PDS 70b, em função da estrela à qual ele orbitará, a PDS 70. Esta, por sua vez, é uma jovem estrela anã: ou seja, ela gera energia pela fusão de prótons presentes no núcleo de átomos de hidrogênio. O mesmo ocorre com o nosso Sol, que também é considerado uma estrela anã.

O time de astrônomos trabalhou sob a coordenação de um grupo do Instituto Max Planck, em Heidelberg (Alemanha).

A imagem do PDS 70b foi capturada por um telescópio do ESO chamado Sphere, cuja especialidade é tirar fotos de exoplanetas - isto é, de planetas fora do nosso sistema solar. O novo astro está a cerca de 3 bilhões de km de distância de sua estrela. Isso significa que distância equivalente à que existe entre Urano e o nosso Sol.

+ Sonda Juno capta imagem impressionante de Júpiter

Ao analisar o brilho emanado pelo planeta em vários comprimentos de onda diferentes, os investigadores também puderam concluir que o PDS 70b é do tipo gigante gasoso - e é algumas vezes maior que Júpiter, o maior planeta do nosso sistema solar. A temperatura na superfície do PDS 70b é de cerca de 1.000 graus centígrados, mais quente que qualquer planeta na órbita do nosso Sol.

A pesquisa em torno do novo exoplaneta é apresentada em dois artigos científicos, que serão publicados em um periódico especializado em astronomia.

A PDS 70 faz parte da constelação de Centauro.

"Os resultados da equipe liderada por Miriam Keppler, que liderou o time responsável pela descoberta do planeta, abrem uma janela para o complexo e ainda pouco compreendido processo de formação de planetas, e sobre os primeiros estágios dessa formação", afirma o astrônomo André Müller, líder de uma segunda equipe que também investigará o jovem planeta.

Conhecendo a atmosfera e as propriedades físicas do astro, cientistas poderão testar modelos teóricos que explicam a formação dos novos mundos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 6 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 4 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama SAMARA-FELIPPO Há 23 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia DESENROLA-BRASIL Há 6 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

justica Paraíba Há 4 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Gusttavo Lima Há 4 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

brasil MORTE-SP Há 22 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

mundo EUA Há 5 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

fama Peculiares Há 21 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

esporte São Paulo FC Há 6 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja