Só 7,5 faixas se salvam em novo disco de Drake sobre si mesmo

'Scorpion' é o quinto álbum do rapper canadense

© Getty Images

Cultura CRÍTICA 03/07/18 POR LULIE MACEDO, para a Folhapress

Manja aquela crença "se tem fila na porta é porque deve ser bom?" É preciso alguma sagacidade para discernir quando a procura é reflexo de qualidade ou só o efeito manada.

PUB

No caso de "Scorpion", quinto álbum do rapper canadense Drake, a dica seria: sim, tem fila na porta, mas lá dentro está meio vazio.

O disco foi notícia primeiro pelos números: em 24 horas, quebrou recordes nos serviços de streaming ao registrar 170 milhões de reproduções na Apple Music e 132 milhões no Spotify.

+ Ator que fez vilão de 'Máquina Mortífera 2' morre aos 77 anos

Mantendo a lógica matemática: "Scorpion" tem 25 músicas em 90 minutos. Desse total, 7,5 faixas se destacam. Fosse uma partida de futebol, terminaríamos com 30% de aproveitamento.

Michael Jackson, que aparece em um vocal póstumo inédito, é a metade que vale a pena em "Don't Matter to Me".

E, das outras sete, já conhecíamos as duas melhores, não à toa lançadas como singles no começo do ano. "God's Plan", em janeiro, e "Nice For What", em abril. A segunda é aquela com o sample de "Ex-Factor", de Lauryn Hill.

Sobram cinco. Uma boa tesoura faria da megalomania um coeso EP ou um disco honesto de sete ou oito faixas.

Drake, porém, é esperto para formatos. Depois do álbum que não era um álbum, era uma playlist ("More Life"), toda a chinfra que o faz agora colocar na rua um disco duplo com dois "lados" (um de rap, outro de rhythm and blues) é parte desse, digamos, aprimoramento de produto.

O problema é que o garoto é um MC enjoativo. A quantidade de efeitos que ele usa na voz é uma das causas -há dezenas de tutoriais no YouTube que ensinam a soar como ele, além de vídeos que mostram como é seu timbre verdadeiro, sem recursos de softwares.

Apesar de o estilo vocal ter se tornado linguagem e uma estética que o identifica, ao mesmo tempo empastela tudo. O flow metalizado cansa.

Sob o aspecto musical não há muito mais a ser dito. As produções são super ricas, os beats impecáveis, mas em relação à temática ele escreve sobre mais sobre o mesmo (autopiedade, bom-mocismo, reclama do mundo) e rima daquele jeito limpinho, cantado, repetitivo.

Mas há o aspecto cultural de uma dinâmica bastante específica do hip-hop que é central na carreira de Drake. Os "beefs"' e as "diss tracks".

Os primeiros podemos traduzir como "tretas". Desde quando era um pupilo de Lil Wayne, há mais de dez anos, ele compra brigas com outros rappers. A mais longeva é a com Pusha T. "Beefs" estão no berço da cultura hip-hop.

A competição sempre foi elemento importante na cultura de rua, era o que motivava DJs, grafiteiros, b.boys e rappers a superarem uns aos outros. A disputa era saudável, até que perdemos Notorious B.I.G. e Tupac Shakur. Mas essa é outra história.

Voltando à treta de Drake e Pusha T. Não fosse esse "beef", não teríamos a confissão de Drake sobre o filho com a estrela pornô Sophie Brussaux: "Eu não estava escondendo meu filho do mundo/ Estava escondendo o mundo do meu filho". Ahãm.

Isso porque em maio, Pusha T lançava a "diss track" (faixa provocação) "The Story of Adidon": "Você está escondendo a criança/ Deixe o moleque voltar pra casa/ Adonis é seu filho".

Não é exagero dizer que "Scorpion" é fruto dessa treta. Só que como Drake é esse artista maduro, nada mimado e que conhece seu papel como porta-voz de sua geração, a resposta veio em forma de um disco duplo inteiramente dedicado a um tema: ele próprio.

Como na anedota do sapo e do escorpião, em que o aracnídeo pega uma carona prometendo não picar o colega, mas termina fazendo isso e ambos morrem afogados, não se pode fugir à própria natureza.

Pena que a de Drake ainda seja a de um menino talentoso, mas excessivamente ensimesmado.

Scorpion

Avaliação: regular

Drake. Universal Music. Disponível nas plataformas de streaming; lançamento em CD previsto para agosto.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Câncer Há 22 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Luto Há 15 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 19 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Emergência Médica Há 23 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave

fama Redes Sociais Há 16 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

economia Reforma Tributária Há 23 Horas

Texto da reforma tributária traz lista de profissões que terão imposto menor

mundo Vaticano 26/04/24

Hospital britânico desiste de tratar bebê e Itália intervém para ajudar

mundo Antártida Há 16 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 20 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

politica STF Há 23 Horas

Após 21 anos, Supremo forma maioria para consolidar poder de polícia do MP