Brasil, Rússia e Japão, os destaques das oitavas de final da Copa

Neymar não é mais a única estrela da companhia, e sua forma de jogar expõe isso

© Getty Images

Esporte Resumo 04/07/18 POR Notícias Ao Minuto

As oitavas de final da Copa da Rússia, encerradas nesta terça-feira (3), apresentaram todos os ingredientes: surpresas, favoritos se confirmando, favoritos que saíram devendo e estrelas do futebol mundial voltando para casa. Seleções que já faziam “hora extra” na Copa deram adeus ao Mundial com desempenhos honrosos, mas insuficientes. O Brasil continua bem, assim como a França e o Uruguai, todos do mesmo lado da chave.

PUB

Considerados os melhores jogadores de futebol do mundo, o argentino Messi e o português Cristiano Ronaldo já estão em casa. Cristiano Ronaldo, que encantou o público ao fazer três gols no empate com a Espanha na primeira rodada da competição, não repetiu o desempenho nas oitavas de final, e a seleção portuguesa foi eliminada pelo Uruguai.

Messi era a estrela solitária da equipe argentina, que algumas vezes deu a impressão de ter se reunido um dia antes da Copa. Não havia padrão tático, e todos esperavam que o camisa 10 resolvesse todos os problemas dentro de campo. No entanto, Messi fez apenas um gol, e a Argentina foi eliminada pela Françanas oitavas de final.

Rússia elimina Espanha

Antes da Copa, a seleção anfitriã era considerada uma das mais fracas da competição, na qual esperava-se que ficasse pouco tempo. No ano passado, na Copa das Confederações, a Rússia frustrou a torcida com duas derrotas e a eliminação na primeira fase. Os amistosos preparatórios para a Copa do Mundo também foram desanimadores: três derrotas e um empate antes do torneio. Por tudo isso, os donos da casa, dos quais esperava-se apenas figuração, surpreenderam.

Contra a Espanha, nas oitavas de final, os russos fecharam-se na defesa. Sofreram um gol, mas arrancaram um pênalti em uma das poucas subidas ao ataque. Seguraram o empate e venceram a ex-campeã mundial nos pênaltis. Os russos aproveitaram-se de uma Espanha sem criatividade, que chegava à área russa, mas não finalizava, não partia para o drible, não se impunha. A eliminação dos espanhóis decretou o fim de uma geração campeã em 2010 e que tinha no toque de bola envolvente sua maior característica.

Japão surpreende e Brasil empolga

Entre as classificadas para as oitavas de final, a seleção japonesa era a menos cotada para continuar no Mundial. No entanto, o abismo técnico existentre entre o Japão e a Bélgica não apareceu na partida. O Japão abriu 2 a 0 contra uma Bélgica que parecia não querer jogar. Mas os chamados Diabos Vermelhos acordaram a tempo e viraram o jogo no último lance da partida. O Japão deixou a Copa na hora prevista – ou até depois – mas não sem antes escrever um capítulo interessante na história do futebol.

A seleção brasileira impaciente e nervosa que empatou com a Suíça em seu primeiro jogo na Copa não existe mais. O Brasil foi encontrando seu equilíbrio entre defesa, meio-campo e ataque. Na partida contra o México, vence-por-2-0), a seleção brasileira foi empurrada no seu campo de defesa e resistiu. Com paciência e frieza, soube achar os espaços para atacar e marcar os gols. Tite deixa a seleção mais parecida com seu estilo, e a torcida  já não esconde o otimismo nas redes sociais.

Neymar não é mais a única estrela da companhia, e sua forma de jogar expõe isso. Com um futebol mais coletivo, divide o protagonismo com Philippe Coutinho, Paulinho, Thiago Silva e Willian. Este último, após três partidas apagadas, foi o "motor" do Brasil no segundo tempo contra os mexicanos. Os belgas serão o maior desafio da seleção brasileira, até o momento. Porém, se a equipe continuar em sua tendência ascendente, o Brasil poderá sorrir na próxima sexta-feira (6). Com informações da Agência Brasil. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 21 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 23 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 18 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 23 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 23 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 21 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 23 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

brasil sul do brasil Há 22 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

brasil Vírus Há 21 Horas

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima; entenda riscos

fama TONY-RAMOS Há 19 Horas

Tony Ramos está muito bem, afirma Denise Fraga sobre recuperação após cirurgia