África do Sul lança 27 roteiros para centenário de Mandela

O país terá exposições, shows e 27 percursos turísticos

© Getty Images

Mundo atrações 04/07/18 POR Ansa

Dia 18 de julho será comemorado o centenário do nascimento de Nelson Mandela, ativista anti-apartheid e primeiro presidente negro da África do Sul. O país planeja um calendário com festas, mostras, shows, manifestações e a inauguração de 27 novos percursos turísticos, para cada ano que o ex-presidente passou na cadeia.

PUB

Para celebrar o dia que Madiba, como era chamado pelo povo bantu, nasceu naquele pequeno vilarejo do sudeste da África do Sul, as festas acontecerão da Cidade do Cabo a Soweto, e de Joanesburgo a Pretória. O evento é uma boa oportunidade para visitar o país e descobrir, além das centenas de belezas naturais que oferece, os lugares que marcaram a história de Mandela.

Leia também: Maior jornal da Rússia chama russas de 'putas' que envergonham o país

Para ajudar na exploração, foi criado o app Madiba's Journey ("A Jornada de Madiba"), a fim de indicar, usando os dados de localização dos usuários, a que distância eles estão das atrações, ajudar na construção de itinerários e fornecer uma série de informações sobre os lugares.

O que fazer: A Cidade do Cabo, capital legislativa do país, oferece praias brancas espetaculares e o Cabo da Boa Esperança, reserva natural com um parque nacional imenso. Além disso, de frente à cidade, fica a Robben Island, ilha declarada patrimônio da Unesco, onde Mandela passou 18 dos 27 anos preso. É possível visitar a ilha em uma tarde, pegando um barco na Victoria&Alfred Waterfront. Mais do que as belezas naturais da ilha, estão os prédios da cadeia, que antes era um manicômio e hoje é um museu em memória ao líder rebelde.

De volta à costa, dá para alugar um carro e pegar a estrada Garden Route, subindo o litoral sul-africano com uma vista panorâmica que atravessa vinhedos, colinas e praias de tirar o fôlego. Outros pontos indicados pelo aplicativo são a Praça Nelson Mandela e o Museu do Apartheid, já em Joanesburgo; a escultura metálica "Voting Line", em Port Elizabeth, de 38 metros de comprimento, com Mandela guiando o povo de punho levantado, representando sua vitória nas eleições de 1994; o local de captura de Mandela, em KwaZulu-Natal; entre muitos outros.

Nelson Mandela: Mandela lutou durante toda a sua vida para libertar os negros da escravidão do apartheid, contra a política de segregação racial legalizada em 1949. Depois de 27 anos na prisão, de 1963 a 1990, continuou a apoiar o Congresso Nacional Africano, partido anti-apartheid.

Quando foi liberado, no dia 11 de fevereiro de 1990, veio também o memorável discurso no Citty Hall da Cidade do Cabo, onde revelou renunciar à violência por um processo de reconciliação e de pacificação do seu povo.

Quatro anos depois, ele foi eleito presidente da África do Sul, sendo o primeiro presidente negro da história, e ficou até 1999 no poder. Por toda a sua história política, recebeu o Nobel da Paz. Morreu em dezembro de 2013, e hoje é um ícone mundial que representa a liberdade, a paz e a democracia.

Para mais informações: www.southafrica.net (ANSA)

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 4 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama SAMARA-FELIPPO Há 22 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 2 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Anthony Vella Há 3 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

brasil MORTE-SP Há 21 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia DESENROLA-BRASIL Há 4 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

fama Peculiares Há 20 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

fama Justin Bieber Há 23 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando

mundo EUA Há 4 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

fama Gusttavo Lima Há 3 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida