Após polêmica, musical sobre Ivone Lara anuncia atriz substituta

Fabiana Cozza recebeu críticas por ser 'branca demais' para o papel e foi substituída por Fernanda Jacob

© Divulgação

Cultura 'branca demais' 06/07/18 POR Folhapress

A produção de "Dona Ivone Lara - Um Sorriso Negro - O Musical!" anunciou a atriz Fernanda Jacob, 28, como substituta da atriz e cantora Fabiana Cozza, que há um mês renunciou ao papel da sambista devido a críticas de que seria "branca demais" para interpretá-la.

PUB

Jacob foi convidada pelo produtor Jô Santana e irá dividir o papel com Dandara Mariana, 30, e Heloísa Jorge, 34 -estas já haviam sido selecionadas por audições. Cada uma irá interpretar uma fase da vida de Dona Ivone Lara: a juventude (Mariana), o início da vida adulta (Jorge) e a carreira a partir dos anos 70 (Jacob).

ENTENDA O CASO

Foi a própria família da sambista, morta em abril passado, aos 96, quem havia indicado o nome de Cozza à produção do musical, que tem previsão de estreia em setembro no Teatro Carlos Gomes, no Rio. A divulgação do elenco foi feita no dia 30/5.

Cozza foi alvo de críticas, muitas vindas do movimento negro, de que seria "branca demais" para viver Dona Ivone e renunciou ao papel.

+ Após cirurgia contra o câncer, Elvis Costello cancela shows na Europa

Ela publicou em suas redes sociais uma carta de renúncia ao papel na qual diz "ter dormido negra numa terça-feira e numa quarta, após o anúncio do meu nome como protagonista do musical, acordar 'branca' aos olhos de tantos irmãos".

"Renuncio porque falar de racismo no Brasil virou papo de gente 'politicamente correta'. E eu sou o avesso. Minha humanidade dói fundo porque muitas me atravessam. Muitos são os que gravam o meu corpo. Todas são as minhas memórias", afirmou.

Filha de pai negro (Osvaldo dos Santos, puxador da escola de samba Camisa Verde e Branco) e mãe branca, a paulistana Cozza, 42, é grande conhecedora do repertório de Ivone Lara.

Já em seu segundo álbum, "Quando o Céu Clarear" (2007), gravou "Doces Recordações", composição de Ivone Lara e Délcio Carvalho, e "Tendência", parceria de Jorge Aragão com a sambista -que chegou a participar de alguns shows com a paulistana.

"Dona Ivone Lara - Um Sorriso Negro - O Musical!" tem dramaturgia e direção de Elísio Lopes Jr. e direção musical de Rildo Hora , acompanhado de Jarbas Bitencourt e Guilherme Terra, maestro do musical.

O espetáculo foi idealizado por Jô Santana dentro de um projeto em homenagem a nomes do samba, que já deu origem a "Cartola, O Mundo É um Moinho" (2016) e também deve contar com uma produção sobre Martinho da Vila. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 11 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 13 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 13 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 14 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 14 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 11 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 14 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 9 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 12 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 8 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico